Da Redação
Nos próximos dias, a Cidade de Santos abrirá dez novos leitos de UTI para o tratamento de pacientes com Covid-19. Na sexta-feira (12), dez respiradores foram entregues pelo Governo do Estado de São Paulo na UPA Zona Leste, hospital de campanha que aumentará a capacidade de atendimento aos pacientes em situação mais crÃtica. A unidade, gerida pela Prefeitura e pela organização social Pró-Saúde, passará dos atuais cinco leitos de UTI para 15.
Com isso, Santos passa a contar com 290 leitos de UTI (adultos e infantis) exclusivos para o tratamento da doença, dos quais 150 são para pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Outros 25 respiradores foram enviados pelo governo do Estado a outras cidades da Baixada Santista.
“Esses respiradores são de ponta e possibilitarão salvar vidas por meio de um atendimento de alta performance aos pacientes. A Baixada Santista é hoje a segunda região do Estado com mais capacidade de leitos de covid-19 se levada em consideração a densidade populacionalâ€, afirma Fábio Ferraz, secretário municipal de Saúde.
O aumento da capacidade hospitalar do MunicÃpio no enfrentamento ao coronavÃrus contribui para manter a estabilidade da taxa de ocupação dos leitos de UTI em Santos, que está em torno de 70%, considerando unidades públicas e particulares de saúde. A manutenção (e futura diminuição) do Ãndice também é essencial para a reabertura gradual e responsável das atividades econômicas, sociais e culturais prevista no Plano São Paulo – dentro do qual a Baixada Santista se encontra na fase laranja.
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Santos