Da Redação
Neste sábado (20), a vacinação contra a covid-19 em Santos será realizada em postos localizados nos morros, região central e Zona Noroeste, das 9h às 15h30. Devido ao Dia D de Atenção à Saúde da População Negra, não haverá vacinação na região da Orla.
A vacina Pfizer estará disponível nas Policlínicas Conselheiro Nébias (Av. Conselheiro Nébias, 457) e Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa s/nº), além do CEU das Artes (Praça da Paz Universal s/nº – Castelo).
As doses de AstraZeneca e CoronaVac serão aplicadas nas Policlínicas Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284) e Nova Cintra, além do CEU das Artes.
No domingo (21), os três imunizantes estarão disponíveis, das 9h às 15h30, na Policlínica Nova Cintra.
Público
O imunizante Pfizer está sendo destinado para a primeira e segunda doses dos adolescentes de 12 a 17 anos, por ser o único aprovado pela Anvisa para este público. A vacina também está sendo oferecida para a segunda dose de quem tomou a primeira dose (intervalo de 56 dias para os adolescentes e 21 dias para adultos).
Também é o imunizante para a dose de reforço: pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e trabalhadores da educação 50+ (com intervalo de 6 meses da segunda dose ou única) e imunossuprimidos com mais de 18 anos (com intervalo de 28 dias da segunda dose ou única).
Já a CoronaVac e a AstraZeneca são destinadas para a segunda dose de quem tomou a primeira desses imunizantes. No caso da CoronaVac, intervalo de 28 dias e no caso da AstraZeneca, 8 semanas.
Documentação
Todos devem apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência em Santos. Segunda dose e dose de reforço: devem levar a carteirinha da campanha de vacinação contra a covid-19. Imunossuprimidos devem apresentar algum comprovante de sua condição (cópia de laudo, exame ou declaração do médico, por exemplo).
Doação
Quem for aos postos de vacinação pode contribuir com doações de mantimentos e itens de higiene pessoal e de limpeza, a serem encaminhados pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) a famílias em situação de vulnerabilidade social.
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Santos