Da Redação
A Prefeitura de São Vicente dá inÃcio nessa segunda-feira (15) a uma transformação administrativa, que irá reduzir custos, otimizar tempo e agilizar trâmites no setor público, eliminando processos em papel. Os primeiros documentos a rodarem de forma totalmente eletrônica serão os de aposentadoria, começando pelas secretarias de Gestão (Seges), Fazenda (Sefaz), Educação (Seduc) e pelo Gabinete do Prefeito.
“Estamos seguindo um planejamento estratégico de implantação do processo eletrônico com essas pastas por terem o maior volume de processos de toda Administração Municipalâ€, afirma a coordenadora de implantação do processo eletrônico, PatrÃcia Cruz, completando que o objetivo é eliminar o papel definitivamente. “A estimativa é que antes do fim de 2024 já teremos todos os documentos públicos em meio eletrônicoâ€, projeta a coordenadora. Consequentemente, há ampliação da transparência, agilidade e melhor controle, fluidez e interação entre os órgãos do MunicÃpio.
Em julho, 305 funcionários de 20 diferentes secretarias participaram de um curso on-line sobre “O uso do processo eletrônico na Prefeitura de São Vicenteâ€. O treinamento fez parte da Plataforma “SP Sem Papelâ€, já utilizado pelo Governo do Estado, e que agora, de forma pioneira, expande o sistema para cinco cidades, entre as quais São Vicente.
Além da redução de custos de papel, a adoção digital traz mais segurança e agilidade administrativa, reduzindo cerca de 65% do tempo normal de um processo. “Em uma tramitação de aposentadoria, que hoje leva cerca de 90 dias para ser concluÃda, esse tempo é reduzido para, no máximo, 30 diasâ€, exemplificou PatrÃcia Cruz.
Marcando este momento, o prefeito Kayo Amado enviará um ofÃcio para o Governo do Estado. “Assim como hoje nos interessamos em ver os documentos antigos para saber mais da história de um local, este ofÃcio é o primeiro documento eletrônico da Prefeitura de São Vicente e tem seu valor histórico na transformação que representa para nós a chegada do processo eletrônico”, afirma o secretário de Gestão, Yuri Câmara Batista.
“Vamos modernizar o funcionamento de todos os órgãos da Prefeitura e facilitar a vida do munÃcipe, que hoje enfrenta muita burocracia quando quer abrir algum processoâ€, salinetou o prefeito Kayo Amado.
Entenda o processo eletrônico
O projeto foi firmado por meio de termo de cooperação com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). Com isso, será instituÃda a plataforma “SP Sem Papelâ€, desenvolvida pelo Governo do Estado de São Paulo.
O trabalho é conduzido pela Secretaria de Gestão (Seges), que criou um grupo de trabalho intersecretarial. O objetivo é capacitar os servidores no uso da plataforma do Governo do Estado de São Paulo – etapa iniciada em abril.
A mudança do fÃsico para o eletrônico melhora a qualidade da gestão pública, promove celeridade nos processos, reduz custos e amplia a transparência nas ações da Prefeitura.
Foto: Divulgação PMSV