Com os dias quentes aumenta o interesse e a procura pela prática de exercícios físicos ao ar livre. É comum encontrar pessoas se exercitando nas praias, parques ou avenidas.
De acordo com o professor de educação física, Clei Mathias é fundamental, para quem pretende iniciar as atividades físicas, receber orientação médica. “Quase ninguém vai ao médico antes de começar a treinar. É importante a pessoa saber se ela tem algum problema de coração ou quaisquer tipos de restrições”, alertou.
Outra orientação dada pelo especialista foi para que os praticantes façam treino com auxílio de um professor de educação física, que monte um treino gradativo, ou seja, nos primeiros dias com cargas e tempo de treinamento menores. “Equivocadamente, a pessoa quer treinar por muito tempo e tudo de uma vez. É comum a crença de que um tempo maior de atividade resultará em melhores resultados”, disse.

Clei Mathias com @julianaalvesesteticista
A reportagem do MAIS SANTOS pesquisou algumas modalidades que podem ser ideal para o leitor aproveitar a estação mais quente do ano.
Caminhadas – A famosa caminhada pode prevenir doenças cardiovasculares, sem falar na ajuda para perder peso! Para esse exercício é fundamental escolher terrenos planos e pouco irregulares e utilize um tênis confortável. Se você está na praia, pode fazer a caminhada na areia. Nesse terreno mais macio o exercício ajuda a deixar pernas e bumbum mais firmes. A dica é para que os praticantes não façam exercícios na areia fofa, a dica é para que a atividade seja feita na parte mais próxima do mar e úmida.
Bicicleta – Uma ótima opção para quem quer enrijecer bumbum e pernas, além de ajudar a queimar gordura abdominal. O gasto calórico das pedaladas também é alto. Pratique em ciclovias ou à beira mar, mas evite percursos com muitas curvas no início da prática. Vá aumentando a dificuldade do percurso aos poucos. Embora seja muito divertido praticar atividades ao ar livre aproveitando o calor e o sol, é preciso tomar alguns cuidados. Primeiro consulte um médico para saber se você pode praticar exercícios sem problemas. Depois mantenha uma alimentação balanceada e procure consumir muito líquido, para não desidratar.
Natação – é um exercício refrescante e proporciona um grande gasto calórico! Exercita bastante os membros superiores e melhora a respiração. Agora o leitor deve optar a natação como o esporte do verão, lembre-se de fazer repouso e se alimentar bem para não se sentir esgotado ou ter cãibras.
Vôlei de praia – Atividade muito divertida para grupos e faz toda a turma entrar em forma. Fortalece os músculos, aumenta a agilidade, trabalha a coordenação motora e aumenta o condicionamento físico. Se for praticar na rua, escolha um tênis confortável para diminuir o impacto nas articulações. Se preferir uma partida na praia, vale a mesma regra da caminhada, jogue mais próximo ao mar, e em terreno plano.
Frescobol – Além de divertido, o jogo aperfeiçoa a coordenação motora. Cuidado com os horários de sol mais forte, entre 10h e 16h, e mantenha-se sempre hidratado.
Foto: Divulgação/Nike