Já estamos na segunda semana de maio e parece que o calor não diminui em Santos.
Segundo o Instituto Climatempo, a máxima registrada nesta segunda-feira (6) foi de 32º C. Marca consideravelmente atÃpica para a estação, que já deveria apresentar temperaturas mais amenas nesta época do ano.
Essa insistência do calor em continuar por aqui acontece, de acordo com o climatologista Rodolfo Bonafim, por conta do fênomeno El Niño, presente na América do Sul em 2019.
“Apesar da baixa intensidade, o El Niño consegue bloquear o efeito das frentes frias e massas de ar frio que tentam chegar por aqui”, explica o especialista da ONG Amigos da Ãgua.
Bonafim também conta que a pancada rápida da segunda-feira teve registro de 8.5mm na Vila Belmiro, em Santos, onde está a estação de avaliação da ONG. “Em locais mais ao Sul da Baixada nem choveu. Nas cidades do Litoral Sul, por exemplo. Também em Iguape, Cananeia… Em Praia Grande a chuva foi bem isolada. Somente em bairros como Tupi, Aviação”.
Tempo na semana
Nesta terça-feira (7), as chuvas ficam mais fracas porém persistentes. A partir de quarta, a região terá forte presença de ventos, que devem espaçar as nuvens.