Da redação
A reunião aconteceu na tarde desta quinta-feira (1°) no Fórum de São Vicente. A proposta foi debater as questões que envolvem a Ponte dos Barreiros. A ligação entre ilha e continente precisa de reforma estrutural urgente, conforme laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Durante o encontro, que teve a participação de representantes da Prefeitura, Governo do Estado, CPTM, Agem e Ministério Público (MP), foram definidas medidas a serem tomadas de imediato. A Justiça concedeu prazo de 15 dias para a apresentação de novo laudo técnico que apontará as condições de tráfego sobre a estrutura.
Seguindo orientação do MP, e sendo determinado pelo juiz da Vara da Fazenda Pública, serão implementadas ações para reduzir o fluxo de veÃculos no local. Assim, a Secretaria de Trânsito e Transportes de São Vicente (Setrans) apresentará até terça-feira (6) plano de trânsito para adotar no trecho a mão de direção alternada durante os perÃodos de maior movimento, das 6 à s 10h e das 16 à s 20h.
Sobre o equipamento, a Prefeitura tem manifestado que entende que a obra é de competência do Estado, responsável pela construção da Ponte. O Estado, inclusive, foi quem sempre monitorou as condições com estudos técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), licitando, neste caso, o projeto básico e executivo para o reforço da estrutura, em janeiro de 2018.