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Brasil / Economia

Auxílio emergencial: como conferir se o CPF foi usado em uma fraude

 - REVISTA MAIS SANTOS

Os brasileiros que suspeitam de fraudes no pedido de aux√≠lio emergencial com o uso dos seus dados podem consultar a¬†p√°gina do benef√≠cio para verificar as informa√ß√Ķes.

Nessa p√°gina, o cidad√£o deve informar CPF, nome completo, nome da m√£e e data de nascimento.

Segundo o tutorial para consultar a situação do benefício, há cinco respostas possíveis para o pedido de auxílio que podem ajudar a entender se há algo de errado com o cadastro.

Confira as respostas possíveis indicadas no tutorial:

Benefício aprovado: Significa que o cidadão é elegível a receber o auxílio emergencial. A data de envio para a Caixa não representa a data efetiva do pagamento do benefício. O calendário de pagamento dos beneficiários deverá ser consultado diretamente no site da Caixa.

Benefício não aprovado: Significa que o cidadão não é elegível a receber o auxílio emergencial. Na mesma tela, o cidadão poderá verificar qual critério não foi atendido, motivo que causou a sua inelegibilidade ao benefício.

Requerimento n√£o encontrado:¬†Caso o requerimento do cidad√£o ainda n√£o tenha sido recebido pela Dataprev, √© apresentada a mensagem “Requerimento n√£o encontrado”.

Requerimento retido:¬†A mensagem significa que o cadastro foi retido pela equipe de homologa√ß√£o do Minist√©rio da Cidadania em fun√ß√£o da complexidade de cen√°rios e cruzamentos. Com isso, ser√° realizado novo reprocessamento das informa√ß√Ķes pela Dataprev.

Dados inconclusivos: Caso o sistema identifique problemas nos dados do cidadão que impeçam a análise para concessão do benefício, o sistema vai orientar que se realize um novo requerimento no site da Caixa para complementar ou confirmar seus dados cadastrais ou de sua família.

Assim, observando essas respostas, é possível saber se alguém usou os dados indevidamente para pedir o benefício.

Segundo o Minist√©rio da Cidadania, em casos suspeitos de fraude no aux√≠lio emergencial, o cidad√£o deve registrar den√ļncia no sistema Fala.Br (Plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso √† Informa√ß√£o da Controladoria Geral da Uni√£o – CGU),¬†dispon√≠vel na internet¬†ou pelos telefones 121 ou 0800 7070 2003.

*Com informa√ß√Ķes da Ag√™ncia Brasil