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Brasil / Economia

Como iniciar uma carreira no Youtube?

A internet continua sendo uma grande sensação para todas as pessoas, por proporcionar diversos tipos de entretenimento. Cada vez mais pessoas consomem conteúdo online e esse é um dos motivos pelo qual o YouTube se tornou uma grande aspiração profissional.

Referência na área, Brancoala é youtuber há quase dez anos e acompanhou o crescimento do site ao longo dos anos. Hoje, com um canal consolidado, apresenta temas voltados à família, e conta com visualizações de pessoas de todas as idades, mas chama atenção mesmo dos mais jovens, devido aos seus vídeos divertidos. “Posso dizer que vivenciamos muito a questão da nossa audiência se espelhando nos produtores de conteúdo e querendo seguir esse caminho, não só porque é algo divertido de se fazer, mas também por ser rentávelâ€, explica.

Mas assim como qualquer carreira, é preciso uma boa preparação e também consciência além da vontade de crescer. Outro ponto importante é entender que a internet é um ambiente hostil e por isso ter habilidade emocional, para saber lidar com os “hatersâ€, faz parte do aprendizado.  “Por mais que o produtor entregue um conteúdo de qualidade e muito bem pensado, há quem simplesmente poste comentários repletos de críticas sem sentido ou maldosos, sem fundamento algumâ€, aponta Brancoala.

Existem alguns fatores que são primordiais para quem se interessa pela área. “Cada pessoa faz as coisas da própria maneira, seja um youtuber ou dentista. É claro que existem processos, mas a expressão pessoal é muito mais evidente para pessoas que criam, por isso eu acredito que é essencial também seguir suas próprias ideias, até mesmo para se sentir mais à vontade no momento de gravar e interagirâ€, explica.

Outras dicas do youtuber são voltadas para questões técnicas, conteúdo e, inclusive, o marketing por trás das visualizações. No início, o alcance orgânico dos vídeos não é muito alto e por essa razão é interessante se atentar para os detalhes: uma boa edição, divulgação constante nas redes sociais e também boca a boca, estar sempre interagindo com a audiência e ser consistente faz toda a diferença. Postar vídeos esporadicamente não faz com que as pessoas permaneçam interessadas, então é essencial manter uma agenda.

Em relação ao marketing, o ideal é ficar de olho nas tendências. Atualmente, algo que aumenta consideravelmente o número de visualizações é o SEO, técnica de otimização de pesquisas que possibilita alcançar um posicionamento privilegiado em buscas de forma orgânica. “Toda a formatação do conteúdo que está no vídeo pode ser otimizado, desde o título, descrição, tags, links e até mesmo a thumbnail são itens que podem ajudar a melhorar ou reduzir o público do vídeo. Captar a essência dessa técnica é muito simples e há diversos  textos na internetâ€, finaliza.