A internet continua sendo uma grande sensação para todas as pessoas, por proporcionar diversos tipos de entretenimento. Cada vez mais pessoas consomem conteúdo online e esse é um dos motivos pelo qual o YouTube se tornou uma grande aspiração profissional.
Referência na área, Brancoala é youtuber há quase dez anos e acompanhou o crescimento do site ao longo dos anos. Hoje, com um canal consolidado, apresenta temas voltados à famÃlia, e conta com visualizações de pessoas de todas as idades, mas chama atenção mesmo dos mais jovens, devido aos seus vÃdeos divertidos. “Posso dizer que vivenciamos muito a questão da nossa audiência se espelhando nos produtores de conteúdo e querendo seguir esse caminho, não só porque é algo divertido de se fazer, mas também por ser rentávelâ€, explica.
Mas assim como qualquer carreira, é preciso uma boa preparação e também consciência além da vontade de crescer. Outro ponto importante é entender que a internet é um ambiente hostil e por isso ter habilidade emocional, para saber lidar com os “hatersâ€, faz parte do aprendizado.  “Por mais que o produtor entregue um conteúdo de qualidade e muito bem pensado, há quem simplesmente poste comentários repletos de crÃticas sem sentido ou maldosos, sem fundamento algumâ€, aponta Brancoala.
Existem alguns fatores que são primordiais para quem se interessa pela área. “Cada pessoa faz as coisas da própria maneira, seja um youtuber ou dentista. É claro que existem processos, mas a expressão pessoal é muito mais evidente para pessoas que criam, por isso eu acredito que é essencial também seguir suas próprias ideias, até mesmo para se sentir mais à vontade no momento de gravar e interagirâ€, explica.
Outras dicas do youtuber são voltadas para questões técnicas, conteúdo e, inclusive, o marketing por trás das visualizações. No inÃcio, o alcance orgânico dos vÃdeos não é muito alto e por essa razão é interessante se atentar para os detalhes: uma boa edição, divulgação constante nas redes sociais e também boca a boca, estar sempre interagindo com a audiência e ser consistente faz toda a diferença. Postar vÃdeos esporadicamente não faz com que as pessoas permaneçam interessadas, então é essencial manter uma agenda.
Em relação ao marketing, o ideal é ficar de olho nas tendências. Atualmente, algo que aumenta consideravelmente o número de visualizações é o SEO, técnica de otimização de pesquisas que possibilita alcançar um posicionamento privilegiado em buscas de forma orgânica. “Toda a formatação do conteúdo que está no vÃdeo pode ser otimizado, desde o tÃtulo, descrição, tags, links e até mesmo a thumbnail são itens que podem ajudar a melhorar ou reduzir o público do vÃdeo. Captar a essência dessa técnica é muito simples e há diversos  textos na internetâ€, finaliza.