Você está em quarentena, em casa, sem sair para nada!? Provavelmente sua resposta seja: não! Por algum motivo a grande maioria das pessoas precisa estar nas ruas, por um tempo bem mais curto, sem programações extensas, mas com um destino rápido a ser cumprido.
E no restante do seu tempo livre. O que temos feito pelo próximo?
A coluna Bons Exemplos mostrou atitudes voluntárias, como fazer a diferença com a produção de máscaras. Mas, sabemos que ainda é pouco. Somos feitos de incompletude e vivemos em busca daquilo que possa integrar nossa personalidade, completando consequentes lacunas, até então, não tão latentes como imaginávamos.
Entretanto, a busca por esse algo a mais, há questionamentos de que talvez não sejamos completos em essência; ou seja, independente da procura, nunca estaremos cheios de nós mesmos: o vazio é inerente à nossa condição e, agora, ao momento pelo qual vivemos.
Sempre lemos autores defenderem a tese de que a vida é feita de trocas e completo essa ideia dizendo que além de trocas, também escolhas. Compartilhamos momentos que são compostos por sorrisos, experiências, segredos, músicas, alegrias e tristezas. Mais parece uma colcha de retalhos, em que os pedaços se encaixam para compor uma nova coberta.
Doar-se significa a necessidade de retribuir o que foi agregado à sua vida! Doamos amor, gratidão, respeito, ações… E o que mais!? Quando você distribui gentilezas, está doando parte daquele tecido que você cortou e, de alguma forma, lhe foi útil.
A vida é assim, cheia de momentos que funcionam como um contágio, do bem e pelo bem do outro. Doar-se, entregar experiências e – por que não – tristezas que para você se converteram em aprendizado? Doe-se. Certamente você não irá se arrepender, pois como ouvi de um amigo: a vida é feita de escolhas.
E o que somos nós senão um amontoado de escolhas!?
Giro pela sociedade
Nesse período de isolamento social, temos trazido, semanalmente, ecos da sociedade santista. Essa semana listamos o evento da ACM Jovem, ocorrida na Associação Comercial de Santos; o aniversário muito fofo do pequeno Wagner Júnior, neto da professora Maria Lúcia Coutinho e uma exposição produzida para o Dia das Mulher no Shopping Pátio Iporanga.
Crédito/fotos: José Luiz Borges
Foto/capa: Divulgação