O artista plástico Olegário Monteiro abre a exposição Conexão nesta quinta-feira (2), à s 19h, na Galeria de Arte PatrÃcia Galvão, localizada no 3º piso do Centro de Cultura PatrÃcia Galvão (Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias). A mostra é um aviso sobre a situação dos mares, um alerta do que o lixo marinho – em especial o plástico – faz com os oceanos.
A instalação vem sendo criada desde 2007, utilizando o lixo marinho coletado pelas praias de Santos e, eventualmente, de São Vicente. As combine paintings criadas com o lixo começaram a surgir aos poucos, até que a figura da tela virasse uma escultura.
Idealizada para servir como espaço de meditação, oração e descanso, a instalação também é interativa. O visitante poderá tocar nas obras, vestir os mantos, transformar a escultura e deixá-la como quiser. Além disso, será permitido andar, sentar, deitar ou fazer um piquenique em um tapete de retalhos.
Ao final da visita, o público poderá levar para casa um retalho. Segundo o artista, esse retalho deverá ser enviado pelo visitante, via correio, para um desafeto. “É uma representação de um pedido de perdão e pazâ€, comentou Monteiro. A exposição tem participação do artista plástico Érico Bomfim.
Conexão pode ser conferida até o próximo dia 17, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, com entrada franca. Apoio: Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
Foto: Divulgação