Antigamente, o lavabo era uma divisão essencial em qualquer casa até os anos 60. Era a forma dos anfitriões preservarem a privacidade das suas casas de banho, quando recebiam visitas. Hoje em dia, o lavabo continua tendo a mesma função e é sempre bom tê-lo muito bem arrumado, limpo e decorado.
Sinônimo de charme, o lavabo é a menor área de uma residência, varia de dois a cinco metros quadrados de extensão (claro que há maiores), e exige atenção especial na hora de montá-lo. Existem muitas possibilidades de decora-lo, sendo possÃvel escolher móveis e acessórios que combinem com o restante da casa e harmonizem com o seu estilo de vida. As paredes podem ser apenas pintadas com cores claras como podem trazer papéis de parede com padronagens elaboradas e até serem revestidas com materiais inusitados como a borracha ou tinta lousa.
O que realmente fará a diferença, deixando seu lavabo com a sua cara, são os acessórios. Espelhos com molduras ou não, quadros, mini estantes, lustres, adesivos, fotografias ou gravuras, são alguns dos elementos que podem compor um ambiente exclusivo. Até plantas, cortinas e estatuetas podem ser alocadas para um lavabo dependendo do estilo que você quer mostrar e das dimensões do cômodo.
Por isso, o lavabo além de funcional, ele deve traduzir seu estilo, apresentando, assim, um pouco mais de você. Trata-se de um ambiente simples e pequeno, o que não significa de forma alguma ser sem graça. Ao contrário. Por ser quase um cômodo enfeite, pode agregar os mais variados estilos de móveis e acessórios, do clássico ao contemporâneo, do artesanal ao divertido. O importante é ele ter uma personalidade e não ser apenas um simples banheiro.