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gastronomia

5 dicas de alimentos saud√°veis para ganhar massa (magra!)

√Č poss√≠vel ganhar massa magra, metade de nosso peso seco √© composto por prote√≠nas respons√°veis pela forma√ß√£o da pele, m√ļsculos, √≥rg√£os, etc.

Para a cria√ß√£o de m√ļsculos √© necess√°rio ingerir boas fontes de prote√≠nas e carboidratos, que dar√£o energia, e vitaminas e minerais, que ir√£o auxiliar no correto funcionamento do nosso organismo. Confira as dicas abaixo:

Barra proteica ‚ÄstMuito utilizada como op√ß√Ķes de lanches. Por conter whey protein, se torna rica em amino√°cidos de cadeira ramificada (BCAA), que representam um ter√ßo das prote√≠nas do tecido muscular. √Č um alimento essencial para a constru√ß√£o dos m√ļsculos.

Clara de ovo ‚Äď Como¬†possui amino√°cidos, √© considerada uma prote√≠na completa e de alta qualidade, tendo¬†importantes fun√ß√Ķes na repara√ß√£o dos tecidos musculares, rompidos durante a atividade f√≠sica.

Frango ‚ÄstExcelente fonte de vitaminas do complexo B, em especial B2, B6 e B12. Possui altas concentra√ß√Ķes de amino√°cidos essenciais, para a constru√ß√£o muscular e enzimas. Apresenta tamb√©m menor quantidade de gordura saturada, em compara√ß√£o com a carne vermelha.

Frutas c√≠tricas ‚ÄstO estresse da atividade f√≠sica enfraquece o nosso sistema imunol√≥gico se n√£o forem tomadas as devidas cautelas quanto √† nutri√ß√£o. O antioxidante presente nestas frutas, por apresentarem boas doses de Vitamina C, costuma fazer parte da dieta dos atletas.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)