PUBLICIDADE

2.0 - REGIÃO

Programa de inclusão de deficientes no mercado de trabalho abre inscrições

Da redação

Vicentinos com deficiência e que tenham 16 anos ou mais já podem se inscrever para os cursos gratuitos de qualificação profissional e intermediação de mão de obra oferecidos por meio do programa Meu Emprego – Trabalho Inclusivo, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. 

Inicialmente, o interessado em participar deve realizar uma pré-inscrição no endereço: https://forms.gle/BLTq88jMi9WGeNJs7. Neste cadastro eletrônico devem ser informados os dados do profissional (RG, CPF, endereço, tipo da deficiência, telefone e e-mail) e feita a escolha das modalidades de cursos. 

Após preenchimento do formulário, a equipe do Programa entrará em contato com o candidato por e-mail quando algum curso estiver disponível para São Vicente. Por isso, deve-se ficar atento para o preenchimento correto de todos os campos do formulário eletrônico. 

O programa tem o objetivo de promover a inclusão, permanência e desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Para isso, ele se divide em duas etapas. A primeira consiste na qualificação profissional e empreendedora, com cursos oferecidos pelo Centro Paula Souza e o Sebrae-SP, compatíveis com cada tipo de deficiência, com dois módulos, sendo um técnico e um empreendedor. 

Já a segunda etapa é a intermediação de mão de obra, envolvendo os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT), responsáveis por captarem vagas de emprego e disponibilizá-las às pessoas com deficiências. Nesta fase, o profissional também receberá toda orientação referente à emissão de carteira de trabalho e habilitação de seguro-desemprego.     Â