PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Guaruj√° retira 768 equipamentos e apreende 140 aparelhos de som nas praias

Segundo a prefeitura, os aparelhos sonoros foram apreendidos porque banhistas se recusaram a cumprir a Lei Municipal Lei Complementar n¬ļ 44/98, que estabelece o ordenamento na praia

Foto: Divulgação / Prefeitura de Guarujá

Da redação

A Prefeitura de Guarujá orientou, de 13 janeiro a 13 de fevereiro, 3.906 banhistas em relação ao uso de som na praia, sendo que 768 aparelhos foram retirados pelos donos e 144 apreendidos porque os proprietários se recusaram a cumprir a Lei Municipal 44/98, que estabelece o ordenamento na praia. Os dados foram apresentados na reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), na quarta-feira (21), no Paço Moacir dos Santos Filho.

A fiscalização de som na faixa de areia é coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon), ao longo da temporada. O objetivo é orientar com relação às regras na praia, como proibição também de tendas e animais na faixa de areia, promovendo o ordenamento e a convivência social.

‚ÄúA presen√ßa dos agentes na faixa de areia proporcionou ordenamento como tamb√©m a redu√ß√£o dos √≠ndices de roubos na areia, que ca√≠ram em mais de 50%‚ÄĚ, afirmou a secret√°ria de Defesa e Conviv√™ncia Social.

Durante a operação, há distribuição de materiais informativos e o diálogo é o principal caminho adotado pelos agentes para resolver a situação. Caso o pedido não seja atendido, o equipamento de som é apreendido. Nesses casos, há a abertura de um processo administrativo e multa em CPF, além do autor da infração arcar com as custas do processo.

Segundo a prefeitura, no carnaval,¬† de 9 a 13 de fevereiro, foram 1.802 orienta√ß√Ķes, 435 aparelhos retirados, 105 aparelhos de som apreendidos e 108 animais retirados.

Fiscalização

Todos os dias, 90 agentes, entre guardas civis municipais, policiais militares em Atividade Delegada (quando, em dias de folga, os agentes volunt√°rios atuam com a hora paga pelo Munic√≠pio) e fiscais integram a Opera√ß√£o Especial de Ver√£o de Fiscaliza√ß√£o 2024. As equipes percorrem as seis principais praias de Guaruj√° distribuindo material informativo e fiscalizando o cumprimento do C√≥digo Municipal de Posturas, que prev√™ as regras de praia. As den√ļncias podem ser realizadas no telefone 153 (GCM).

Confira o que não é permitido nas praias de Guarujá:

 ·         Animais

Proibido o acesso na faixa de areia

·         Caixas de som

Proibido equipamento de som de qualquer tipo, inclusive desligado

·         Tendas

Proibida a instalação de tendas, barracas ou similares

·         Churrasco

Proibido churrasqueiras e similares

·         Bicicletas

Proibido¬†o estacionamento e o tr√Ęnsito na faixa de areia