PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Ordem de serviço para início das obras do VLT na Área Continental em São Vicente é assinada

A região ganhará quatro novas estações; cerimônia junto à EMTU marcou autorização para intervenções no trecho ferroviário da Ponte dos Barreiros.

 

Foto: Divulgação / Prefeitura de São Vicente

Da redação

A Prefeitura de São Vicente assinou a ordem de serviço para início das obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na Área Continental da cidade. A cerimônia aconteceu na manhã desta segunda-feira (11), na sede da Secretaria de Serviços Públicos e reuniu autoridades do Município e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (Emtu).

O projeto é dividido em duas etapas. A primeira consiste na recuperação ferroviária da Ponte dos Barreiros, onde será ampliado o número de estacas, reestruturada a parte ferroviária e construída uma ciclovia, além da passarela para pedestres. A execução dos trabalhos é de responsabilidade do consórcio Paulitec-Agis. Já a segunda etapa contempla o trecho ferroviário pós-ponte, que ligará o veículo à Área Continental com a construção de quatro novas estações: Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e o Terminal Samaritá.

Conforme a administração municipal, a conquista foi viabilizada por uma parceria entre Prefeitura, EMTU e Estado. O recurso necessário foi adquirido via repasses do Governo de São Paulo.

Próximos passos 

“Estamos apoiando a EMTU na superação dos trâmites administrativos e burocráticos para a obtenção do licenciamento da obra e posterior licitação das obras da 2ª etapa da Fase 3”, detalha o subsecretário de Infraestrutura, Paulo Fiamenghi.

No dia 10 de abril haverá, na Câmara Municipal, uma audiência pública correspondente ao segundo trecho da Fase 3. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do projeto estão disponíveis para consulta até 9 de abril, no Paço Municipal (Rua Frei Gaspar, 384 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.