PUBLICIDADE

Regi√£o / Economia

Data da primeira parcela do IPTU em Bertioga é divulgada

A data de pagamento da primeira parcela e cota √ļnica do IPTU (Imposto Territorial e Predial Urbano) 2018 foi prorrogada at√© 16 de fevereiro. Mas, para ter o desconto de 3% no pagamento da presta√ß√£o √ļnica, o contribuinte deve ficar atento para o prazo limite de 31 de janeiro. Para garantir que os moradores possam aproveitar o desconto, a Prefeitura ampliou este ano a rede banc√°ria e eletr√īnica dispon√≠vel para a liquida√ß√£o da tarifa.
A distribuição dos carnês está sendo realizada pelos Correios, ainda assim, o Município disponibilizou também vários estabelecimentos credenciados para o pagamento, sendo que a segunda via desses carnês pode ser obtida online, no site da prefeitura.
Este ano, a distribuição começou na segunda quinzena de janeiro, por causa da grande demanda nas gráficas, já que outras cidades também estão confeccionando seus carnês de IPTU. Por isso, a Prefeitura postergou o pagamento para não prejudicar os contribuintes.
O IPTU teve reajuste de 2,7%, com base na varia√ß√£o da infla√ß√£o e reajuste da Unidade Fiscal de Bertioga. Inicialmente, a previs√£o era que os mais de 51 mil carn√™s fossem distribu√≠dos na segunda quinzena de janeiro pelos Correios, com primeiro vencimento em 26 de janeiro, tanto para cota √ļnica com desconto, quanto para op√ß√£o parcelada para quita√ß√£o.
Agora, tanto a cota √ļnica como o primeiro pagamento da quita√ß√£o em 12 parcelas podem ser pagas at√© 16 de fevereiro, sem juros. O desconto de 3%, no entanto, s√≥ √© v√°lido se pago at√© 31 de janeiro. O vencimento das demais parcelas seguem normalmente, todo dia 20 dos meses subsequentes.
A data limite para desconto de 3% √© fixada por conta da legisla√ß√£o municipal, que n√£o permite altera√ß√£o neste prazo. Os contribuintes podem aproveitar os canais de pagamento das cinco institui√ß√Ķes da rede banc√°ria cadastradas: Santander, Bradesco, Ita√ļ, Caixa Econ√īmica Federal e Banco do Brasil.
Rede bancária ampliada e economia ao Município
Uma das novidades deste ano √© que o carn√™ pode ser pago em cinco bancos, correspondentes banc√°rios, servi√ßos eletr√īnicos como internet banking e aplicativos. A amplia√ß√£o da rede banc√°ria visa garantir diversos meios de pagamento ao contribuinte. A Prefeitura conseguiu negociar o valor das tarifas com as institui√ß√Ķes banc√°rias, o que levou a uma economia de R$ 250 mil. A Administra√ß√£o ainda estuda, para este ano, incluir como meio de pagamento o d√©bito autom√°tico em conta.
Onde conseguir o carnê?
Al√©m do carn√™ impresso que ser√° entregue, os contribuintes t√™m outras op√ß√Ķes para obter os boletos.
Espaço Cidadão Boracéia: Para atender à população da Região Norte, de 29 de janeiro a 03 de fevereiro, o local terá equipe para imprimir os carnês, das 10 às 16 horas.
Site: O boleto tamb√©m pode ser obtido pelo site da Prefeitura, desde que o contribuinte esteja cadastrado com o pr√≥prio CPF, no endere√ßo eletr√īnico www.bertioga.sp.gov.br.
Pa√ßo Municipal: O documento pode ser solicitado pessoalmente, na Sala do Contribuinte, Pa√ßo Municipal, localizado √† Rua Luiz Pereira de Campos, 901, Centro. O atendimento √© de segunda a sexta, das 9 √†s 16 horas e aos s√°bados, das 9 √†s 14 horas. Informa√ß√Ķes pelos telefones: (13) 3319-8008 / 8029.
Cadastro
A equipe do Atendimento ao Contribuinte avisa que é importante atualizar o cadastro na Prefeitura. No caso de mudança de proprietário, é preciso apresentar a matrícula do imóvel, documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência) e a folha com dados cadastrais do imóvel que integra o carnê. Já para alteração no compromissário comprador, é fundamental apresentar todos os instrumentos de compra e venda, além dos documentos pessoais e a folha de dados cadastrais do imóvel do carnê. Sempre é necessário levar originais e cópias.