PUBLICIDADE

Regi√£o / Economia

Procon Guarujá inicia fiscalização no comércio a partir desta quinta-feira

Da Redação

A poucos dias do Natal e com o com√©rcio aquecido, o consumidor deve redobrar a aten√ß√£o na hora das compras, para evitar dor de cabe√ßa. Por isso, o Procon Guaruj√° inicia nesta quinta-feira (16), a “Opera√ß√£o Natal” junto ao estabelecimentos comerciais da Cidade. O objetivo √© orientar e fiscalizar o com√©rcio a fim de coibir poss√≠veis abusos praticados contra os consumidores. A iniciativa prossegue at√© o pr√≥ximo dia 24 (sexta-feira), v√©spera de Natal.

Os fiscais ir√£o vistoriar supermercados; lojas de vestu√°rios, cal√ßados e brinquedos; perfumarias; artigos natalinos, e demais locais que comercializam, inclusive, alimentos que comp√Ķem a cesta de Natal. Na opera√ß√£o ser√£o verificados, por exemplo, se os pre√ßos dos produtos est√£o vis√≠veis ao consumidor e quais as condi√ß√Ķes de pagamento ofertadas, entre outros itens.

No caso dos brinquedos, o Procon avaliará se esses produtos contam com o selo de certificação do Inmetro, se também apresentam indicação de faixa etária, além de dados do fabricante e sobre política de trocas.

De acordo com o superintendente do Procon Guaruj√°, Alexandre Cardoso, como o Natal √© a data mais forte do com√©rcio no aquecimento da economia, a √©poca exige cuidados. “Esse per√≠odo pede aten√ß√£o. E a miss√£o do Procon, al√©m de orientar os comerciantes √© tamb√©m de evitar que consumidores tenham preju√≠zos na hora das compras. Por isso, a principal dica √© sempre pesquisar antes”.

Confira algumas dicas na hora da compra:

РAntes das compras fazer uma pesquisa de preços, que deve sempre estar atrelada à qualidade do produto

– N√£o comprar por impulso

– Procure antecipar as compras, sem deixar para a √ļltima hora

– Sempre exigir nota fiscal

РNas compras à prazo analisar as taxas de juros (que deve ser informada de maneira clara, prévia e adequada ao consumidor)

– Ao comprar pela internet, antes conferir a p√°gina do Procon do Estado de S√£o Paulo (https://www.procon.sp.gov.br/), que mostra a lista de sites que devem ser evitados

РVerificar se o estabelecimento informa de maneira clara e precisa a aceitação de cheques, assim como para diferenciação de preços conforme forma de pagamento

РFicar atento às políticas de troca, que variam de acordo com o estabelecimento

Serviço

O Procon Guaruj√° fica na Avenida Adhemar de Barros, 218/222, no Santo Antonio. O atendimento ocorre das 9 √†s 17 horas. Outras informa√ß√Ķes: 3355 6648.

Foto: Hygor Abreu/PMG