A Secretaria de Educação de São Vicente realiza a Etapa Municipal da III Conferência Nacional de Educação – CONAE, neste fim de semana. A Abertura acontece nesta sexta (23), 19h30, na Câmara Municipal de São Vicente (Rua Jacob Emmerich,1195, Parque Bitaru). Temas serão debatidos no sábado (24).
O evento tem como objetivo promover a consolidação do Sistema Nacional de Educação, monitorar, avaliar e propor políticas públicas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública e laica.
Interessados podem se inscrever até as 17h de quinta-feira (22) pelo internet ou presencialmente no dia 24, na EMEF Prefeito Antônio Fernando dos Reis (Rua Juiz de Fora, 90, Jardim Independência).
A etapa municipal da CONAE propõe um espaço de debate de vários setores e segmentos sociais para sistematizar as discussões dos oito eixos temáticos propostos para a conferência, avaliar a situação da Educação e proposição de diretrizes da política nacional, além de eleger delegados para etapas intermunicipal e estadual.
Para saber quais os eixos trabalhados, sobre o CONAE 2018 e demais informações, basta clicar nos links do FNDE: http://fne.mec.gov.br/documentos/conae-2018 e http://fne.mec.gov.br/images/pdf/documento_referencia.pdf
Confira a programação:
SEXTA-FEIRA – DIA 23
18h30 às 19h30 – Credenciamento
19h30 às 20h – Abertura oficial
20h às 20h15 – Apresentação Cultural/Musical
20h15 às 21h – Palestra
21h às 21h30 – Apresentação e aprovação do regimento interno
SÁBADO – DIA 24
Local: EMEF Prefeito Antônio Fernando dos Reis
Endereço: R. Juiz de Fora, 90 – Jardim Independência
8h às 8h30 – Credenciamento
8h30 às 11h – Plenárias de Eixo (Cada palestrante tem 20 min), com mesa redonda e leitura do Documento Referência relativo ao eixo
Eixo 1 – O Plano Municipal de Educação (PME) na Articulação do Sistema Nacional de Educação (SNE): instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação.
Eixo 2 – Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais.
Eixo 3 – Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social.
Eixo 4 – Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão.
Eixo 5 – Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão.
Eixo 6 – Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação.
Eixo 7 – Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.
Eixo 8- Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.
11h às 11h30 – Leitura e votação das emendas em cada eixo temático
11h30 às 12h30 – Indicação de candidatos a delegados de cada eixo de discussão.
Plenária final: encerramento com eleição dos delegados para a conferência intermunicipal de educação.