Em meio à pandemia do coronavírus, o brasileiro terá a chance de desenvolver uma habilidade que não costuma fazer parte do nosso dia a dia: a autonomia nos estudos. Estamos, desde cedo, acostumados a uma forma de ensino tradicional, onde o professor passa a disciplina e todos os alunos devem aprender da mesma forma. Mas, a internet vem mudando esse cenário. Hoje, temos muito conhecimento disponível, o que não quer dizer que aproveitamos como deveríamos e é aí que entra a tal autonomia.
Com tantas informações, é preciso ter planejamento para aprender e, muitas vezes, mentores para guiar um caminho. A administradora de empresas Luciane dos Santos Alípio percebeu essa demanda em 2016, quando abriu a Raise Mentoria Educacional. Ela desenvolveu um método onde o aluno aprende inglês onde estiver, basta ter um computador ou celular em mãos. As aulas são realizadas em uma plataforma de videochamada, onde o mentor ensina e realiza as atividades em tempo real. O formato possibilita que alunos pratiquem o idioma mesmo durante uma viagem. “Com esse método de sala de aula invertida, o interessado acessa a explicação e conteúdo em casa. Por meio da plataforma digital, ele tem acesso a videoaulas, imagens de textos e informativos, antes mesmo de ter contato com o mentor”, explica. A ideia, então, é que o aluno aprenda sozinho. O mentor apenas orienta, cria um cronograma de estudos e pratica com ele.

Luciane tem em uma das suas premissas de que é preciso ter planejamento para aprender (Crédito: Divulgação)
Fabiana Santos é umas das alunas. Ela conta que, no começo, teve dificuldade por que faltava afinidade com a tecnologia. Agora, vê a internet como uma ferramenta essencial, principalmente no período em que estamos vivendo. “Já me inscrevi em um curso online num final de semana que devemos estar isolados aqui em casa”, conta.
Para quem quer aproveitar o tempo de isolamento para aprender algo novo, a especialista dá algumas dicas:
– Tenha um objetivo
Todos nós somos movidos por sonhos. Você só vai estudar com autonomia se tiver um objetivo.
– Crie hábitos
Para estudar em casa e sozinhos, precisamos de um local adequado e confortável. Agende um horário para os estudos e crie um hábito
– Faça um roteiro de estudos
Caso você não tenha um mentor ou professor online, monte o seu próprio roteiro.