PUBLICIDADE

Região / Educação

Em ação voluntária, grupo de amigos promove melhorias em escola de Guarujá

Da Redação

Um grupo de 15 pessoas decidiu arregaçar as mangas e realizar melhorias na Escola Municipal Guilherme Furlani (Travessa 253, s/n), que fica no bairro Morrinhos II. Eles são pedreiros, pintores e autônomos, todos amigos em comum e que desde março vêm promovendo uma série de intervenções estruturais na Unidade. Parte do grupo pertence ao Poder Legislativo Municipal.

Já foram realizados reparos em toda a Escola, que está ganhando cara nova. A cozinha foi reformada e os pisos (das salas de aula e pátio) que estavam quebrados, substituídos. Os trabalhos incluem ainda capinação, cimentado, paisagismo e pintura geral. Boa parte do material utilizado foi obtido por meio de doações e vaquinhas.

Um dos voluntários é o técnico em enfermagem, Emerson Cássio da Conceição dos Santos. Ele conta que a iniciativa surgiu do desejo de poder fazer mais pela Cidade. Com 27 anos e morador do bairro do Pae Cará, Emerson sintetiza que o espírito voluntário faz bem a todos e a sociedade.

“O sentimento é de fazer o bem, de cooperação, de poder fazer alguma coisa pela população. E ver o retorno disso é muito gratificante. Será muito prazeroso ver a Unidade quando ela estiver pronta, principalmente sabendo que você contribuiu por uma causa tão nobre”.

No momento, os serviços compreendem a pintura da escola, tanto na parte interna, como externa. Em seguida, serão reformadas as lousas das salas de aula. Para a etapa final, o grupo prepara um mega mutirão que envolverá mais de 30 voluntários, quando será executada lavagem, capinação e também melhorias no entorno da Unidade.

Como recado aos estudantes, o técnico em enfermagem espera que quando crescerem, eles possam se lembrar deste exemplo e que também façam o melhor para a sociedade. “Acredito que quem pensa no próximo, pensa como Deus Espero que todos entendam que, com uma simples ação podemos melhorar um local, para o futuro das nossas crianças”.

“É tempo, amor e dedicação que todo esse grupo tem. Seja sábado, domingo ou feriado, todos estão se doando para que a escola fique linda aos alunos”, comenta a diretora da EM Guilherme Furlani, a professora Paula Izolina Cespedes.

Os serviços executados vêm ao encontro das intervenções que são desempenhadas pela Secretaria Municipal de Educação, que também forneceu tintas e mão-de-obra. Também estão sendo preparados canteiros da Unidade, que darão lugar a uma mini horta, por meio do Projeto da Prefeitura “Cada Horta é uma Escola”. Além disso, a Secretaria de Operações Urbanas (Seurb) realiza a limpeza do entorno, assim como a revitalização do asfalto da rua da Unidade.

Para o secretário de Educação, Marcelo Nicolau, trata-se de uma onda do bem. “Esse é um belo exemplo de que a união faz a força, pois ninguém faz nada sozinho. Só quem tem a ganhar são os alunos, que encontrarão uma escola muito mais segura e bonita. Obrigado a todos os envolvidos que se engajaram nesta excelente iniciativa”, parabenizou.

Foto: Divulgação