PUBLICIDADE

Região / Educação

Em Guarujá, mais de 6 mil alunos participam da Olimpíada de Língua Portuguesa

Da Redação

Aproximadamente 6.500 alunos da rede municipal de ensino de Guarujá participam da 7ª edição da Olímpiada de Língua Portuguesa ‘Escrevendo o Futuro’. Com abrangência nacional, o concurso iniciado em 22 de fevereiro é uma ação do Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que visa estimular o interesse dos estudantes pela leitura e escrita.

As oficinas possuem três indicações de gêneros textuais para o Ensino Fundamental, e variam conforme o ano de escolaridade das turmas, sendo: poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º anos) e crônica (8º e 9º anos).

Além da produção textual e o desenvolvimento dos alunos ao longo das oficinas, a experiência da comunidade escolar registrada em um texto reflexivo, também será um critério de avaliação, sendo essa uma novidade em relação às edições anteriores.

O professor deve começar a registrar o processo por meio de um Relato de Prática, onde o educador irá destacar as principais ações construídas e o desenvolvimento dos estudantes envolvidos.

Em seguida, vem a Linha do Tempo, que consiste em duas produções finais e mais dois materiais preliminares de cada produção (textos iniciais ou intermediários, atividades ou exercícios). Por fim, o professor fará o Álbum da Turma, selecionando uma foto ou vídeo para ilustrar o trabalho desenvolvido com a classe durante o concurso.

As oficinas seguem até 5 de agosto, quando iniciará a etapa da Comissão Julgadora Escolar, responsável por definir qual Relato de Prática irá representar a escola na competição. Posteriormente se inicia a etapa municipal, seguida das etapas estadual e nacional. A divulgação dos professores e estudantes vencedores será no dia 10 de dezembro.

Foto: Divulgação/PMG