PUBLICIDADE

Região / Festas Populares

Bertioga programa abertura do Festival Indígena para terça-feira

Da Redação

Na próxima terça-feira (19), Dia Nacional do Índio, às 18 horas, acontece a abertura oficial do Festival Indígena de Bertioga (FIB) – Expo Aldeia, no Parque dos Tupiniquins, ao lado do Forte São João. O evento terá desfile das delegações indígenas, acendimento do fogo sagrado, bênçãos tradicionais, execução do hino nacional em Tupi Guarani e em português, show pirotécnico e dança de integração.

O evento contará com a presença de autoridades, entre elas, o prefeito de Bertioga Caio Matheus, o secretário de Turismo e Cultura Ney Carlos da Rocha, o líder indígena Marcos Terena, fundador e presidente do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC) e o cacique Adolfo Werá Mirim, da Aldeia Rio Silveira.

O Festival Indígena de Bertioga é realizado pela Prefeitura e produzido pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena. O objetivo é preservar, valorizar e divulgar as tradições indígenas.

A programação acontece de 19 a 23 de abril, no Parque dos Tupiniquins, com entrada gratuita. O Festival terá exposições, feiras, apresentações culturais, esportes tradicionais, pinturas corporais, desfile de beleza indígena, rodas de conversa e gastronomia tradicional de cada povo.

Além do povo da Aldeia Guarani Rio Silveira, o Festival receberá as etnias Kuikuro e Kurâ Bakairi, ambos do Mato Grosso. Mais informações e programação completa no link: http://www.bertioga.sp.gov.br/festival-indigena-de-bertioga-inicia-dia-19/