PUBLICIDADE

Região / Festas Populares

Estrelas da dramaturgia são anunciadas como protagonistas da Encenação da Vila de São Vicente

O evento volta à areia depois de três anos e é o maior espetáculo teatral de praia do mundo, com registro no Guinness World Records.

 

Foto: Divulgação / Prefeitura de São Vicente 

Da redação 

A Prefeitura de São Vicente oficializou o elenco que protagonizará a 41ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, que vai acontecer na Nova Orla do Gonzaguinha, de sexta (19) a segunda-feira (22), a partir das 20h. 

O evento volta à areia depois de três anos e é o maior espetáculo teatral de praia do mundo, com registro no Guinness World Records. Porém, os ingressos já estão esgotados. A obra reproduz a chegada de Martim Afonso à Vila de São Vicente, em 1532.

Os artistas e seus papéis são:

– André Gonçalves (Martim Afonso)
– Solange Couto (diretora)

– Júlia Yamaguchi (Anna Pimentel)

– Christian Malheiros (Chris)

– Júlio Oliveira (João Ramalho)

– Marissol Dias (Índia Bartira)

– MC Nego Bala (cantor)

– Paolo Chaves (Integrante da Trupe)

– Flávio Falcone (Integrante da Trupe).

A peça deste ano é estruturada em três eixos:

Reconstrução: Marcada pela retomada do evento, com a recuperação de espaços públicos e o resgate do orgulho vicentino. Destaque para a cerimônia que ocorrerá na Nova Orla do Gonzaguinha, atualmente em processo de revitalização.

Fé: A Encenação deste ano enaltece a fé como pilar essencial, simbolizando a ressurgência do maior patrimônio cultural de São Vicente: sua praia. Uma volta após a pandemia, marcando um período delicado da humanidade.

Inclusão: Refletindo a marca da gestão atual, a democratização do acesso ao espetáculo é um dos pilares, tornando a Encenação 2024 um evento aberto a todos. O evento contará com intérpretes de Libras, audiodescrição e monitores de acessibilidade.

Prata da casa, Christian Malheiros pontuou a importância da Encenação como ferramenta de transformação social. “É a oportunidade de tirar o jovem do crime. A Encenação não tem só o caráter cultural, mas, também, social. Tirando os jovens do crime. Não estamos só contando a história, estamos também contando a história”

Em meio a tantas novidades e surpresas, também foi apresentado o trio que compõe a direção do espetáculo. Pela primeira vez na história, a equipe é formada por mulheres. Carol Pagano, Geyssa Alencar e Sabrina Olimpio são os nomes que liderarão o evento, trazendo consigo uma rica bagagem de experiência, inclusive, com participações anteriores na produção da Encenação.

O trio não apenas assume a direção do espetáculo, mas, também, coordena o renomado Balé Jovem de São Vicente. Com uma integração única, os alunos terão papel ativo no elenco, contribuindo para a riqueza e diversidade da performance.

Pela sétima vez, a Adesaf é responsável pela produção da peça teatral. A diretora-presidente do instituto, Fernanda Gouveia, destaca a inclusão como principal novidade implementada no evento. “Teremos intérpretes de Libras, audiodescrição e monitores de acessibilidade. Além disso, pessoas com deficiência desempenhando grandes papéis. A Encenação transcende gerações e deixa seu legado. Estamos muito ansiosos”.