PUBLICIDADE

Regi√£o / Sa√ļde

Guarujá vacina população de 28 e 29 anos contra a Covid-19

Da Redação

Guarujá começa a vacinar a população de 28 e 29 anos entre esta sexta-feira (15) e a próxima segunda-feira (19). Já na sexta, os moradores de 29 anos poderão garantir a primeira dose do imunizante. Na segunda, será a vez de quem tem 28 anos.

Esta é mais uma antecipação promovida pelo Município em relação ao calendário do Plano Estadual de Imunização (PEI). De acordo com o cronograma, essa população só começaria a ser vacinada entre 5 e 12 de agosto.

São esperadas 5.100 pessoas de cada faixa etária, totalizando 10.200 munícipes. A Cidade volta a antecipar a ampliação ao acesso à vacina por possuir doses suficientes para o atendimento desses dois grupos, sem comprometer o quantitativo exclusivo para as segundas doses.

“Enquanto tivermos a possibilidade de ampliar a faixa et√°ria a ser vacinada, n√≥s faremos. Todas as antecipa√ß√Ķes s√£o planejadas e executadas com muita responsabilidade. Os imunizantes que utilizamos s√£o todos os destinados para primeiras doses. Todos os que recebemos para segunda dose est√£o armazenados para tal”, explica o secret√°rio de Sa√ļde, Vitor Hugo Canasiro.

Para garantir a dose, basta apresentar um documento com foto, CPF e comprovante de residência na Cidade. Quem se enquadra em grupos prioritários e ainda não está dentro da faixa etária a ser atendida deve estar munido também de documentação comprobatória, de acordo com sua condição.

Ginásio Guaibê

O Gin√°sio Guaib√™ (Avenida Santos Dumont, 420 ‚Äď Santo Ant√īnio) agora √© exclusivo para o atendimento das primeiras doses. Com um n√ļmero cada vez maior de pessoas sendo inclu√≠das na campanha de vacina√ß√£o, a ideia √© oferecer um espa√ßo mais amplo para acolh√™-las.

Tamb√©m por conta da entrada dos mais jovens no p√ļblico-alvo, o posto do Guaib√™ recebeu um hor√°rio alternativo para vacina√ß√£o. Todas as segundas e quintas-feiras, o funcionamento dele √© das 13 √†s 19 horas. Nas ter√ßas, quartas e sextas, fica aberto igual aos demais postos, das 9 √†s 15 horas.

Segundas doses

As segundas doses passaram a ser aplicadas apenas nas Unidades B√°sicas de Sa√ļde (UBSs) Morrinhos e Pae Car√° e Unidades de Sa√ļde da Fam√≠lia (Usafas) Perequ√™, Las Palmas e Boa Esperan√ßa. Elas funcionam das 9 √†s 15 horas.

Todas elas contam com os imunizantes CoronaVac e Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, os √ļnicos que j√° t√™m p√ļblico apto a receber a segunda dose.

Cadastro prévio

O cadastro prévio no site oficial do Governo do Estado (https://www.vacinaja.sp.gov.br/) é fundamental para agilizar o atendimento na hora da imunização.

A inscrição pode ser feita pelo próprio candidato à imunização ou por algum familiar. Completar o passo a passo e levar o formulário devidamente preenchido diminui consideravelmente o tempo de atendimento no posto de vacinação desde a chegada até o momento de sair de lá com a vacina no braço e o comprovante nas mãos.

Foto: Diego Marchi/Divulgação Prefeitura Municipal de Guarujá