A campanha Outubro Rosa conscientizou 3.184 mulheres a agendarem mamografia e realizou 2.125 coletas para exame de papanicolau nas policlÃnicas. Nesta edição, a iniciativa promovida pela Prefeitura e pelo Instituto Neo Mama ampliou o alerta à s mulheres para além da prevenção ao câncer de mama: a detecção precoce da doença também no colo do útero.
O balanço da Secretaria de Saúde mostra que os números são superiores aos registrados em 2014, quando foram feitos 2.791 agendamentos de mamografias, das quais 2.282 pacientes compareceram ao procedimento.
ATIVIDADES
Atividades de conscientização e orientação sobre a importância dos exames e empenho das equipes que fizeram busca ativa com mulheres a partir dos 40 anos e com histórico da doença na famÃlia foram realizadas pelas policlÃnicas.
“O Outubro Rosa é uma campanha que fica mais forte a cada ano. Foi fantástico ver o movimento de toda a sociedade, incluindo empresas e instituições que não têm qualquer vÃnculo com a campanha do Neo Mama e da Prefeitura aderindo à iniciativa, iluminando os imóveis na cor rosa”, afirma o secretário de Saúde, Marcos Calvo.