PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Final de semana tem previsão de ventos fortes, chuvas e maré alta em Santos

Uma frente fria trará a mudança no tempo. 

 

Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos

Da redação

Depois de dias de sol e temperatura elevada, Santos deve passar por uma mudança climática nos próximos dias. A partir da noite desta sexta-feira (24), a cidade pode ter fortes rajadas de vento e chuvas.

De acordo com o boletim meteorológico da Coordenadoria de Riscos Naturais e Tecnológico, da Defesa Civil de Santos, divulgado na manhã desta quinta-feira (23), o avanço de uma frente fria trará mudança de tempo, com os primeiros efeitos sendo esperados para a noite de sexta-feira,  com chegada de chuvas e risco para rajadas de vento superiores a 80 quilômetros por hora.

As chuvas devem continuar até a segunda-feira (27), com precipitação de intensidade moderada e de forma persistente, podendo tomar mais intensidade em alguns períodos. O volume de chuva previsto ao todo é significativo. No domingo, por exemplo, a previsão é de intensidade entre moderada e forte, podendo ter um volume entre 25 e 50 milímetros de água. A frente fria também deve promover a queda da temperatura para os próximos dias.

O boletim do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta), em pesquisa realizada em conjunto com a Defesa Civil de Santos, divulgado na quarta-feira (22), aponta que, devido ao avanço da frente fria, haverá ventos intensos na região costeira, com previsão de maré alta a partir de sexta-feira e mar agitado a partir de sábado (25).

Com relação ao nível do mar, a maré poderá alcançar 1,8 metro na Baía de Santos e 2,2 metros no interior do estuário, com pico previsto para a tarde de sábado, por volta das 15h, representando um aumento de até 50 centímetros em relação à tábua de marés. Por volta das 18 horas, as ondas podem atingir 2 metros. Na tarde de domingo (26), por volta das 16h, no estuário, a maré pode ter altura máxima de 2 metros.

Com esse cenário, de acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, no município o estado é de atenção para a possibilidade de alagamentos nas áreas mais baixas, potencializados pela ocorrência de chuva e altura de ondas.