PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Santos abre licitação para terceira etapa de obras do Novo Quebra-Mar

Da Redação

Dando prosseguimento √† moderniza√ß√£o do Parque Roberto Mario Santini, no Jos√© Menino, a Prefeitura de Santos lan√ßou na quarta-feira (11) a licita√ß√£o para a terceira etapa de obras do Novo Quebra-Mar. Esta fase abrange a implanta√ß√£o de um playground com brinquedos personalizados tem√°ticos, relacionados √† Cidade; p√≥rticos de entrada em estrutura met√°lica; revitaliza√ß√£o das vias de servi√ßo asfaltadas; reforma das edifica√ß√Ķes administrativas e banheiros p√ļblicos.

O processo licitatório para definir a empresa que fará a obra deve ser concluído em cerca de 90 dias, caso não sejam interpostos recursos. Os serviços começam após a assinatura do contrato e a emissão da ordem de serviço e devem ficar prontos em 12 meses.

A reformulação do parque por etapas permite a entrega dos espaços à medida que vão ficando prontos. A primeira etapa já foi entregue e a segunda está em andamento.

Os servi√ßos da terceira fase est√£o or√ßados em R$ 13,9 milh√Ķes, sendo R$ 10 milh√Ķes oriundos de recursos do Estado, por meio do Dadetur, e o restante, do Munic√≠pio.

Duas atra√ß√Ķes esportivas ser√£o entregues em junho

O andamento dos trabalhos da segunda etapa de obras do Novo Quebra-Mar prev√™ que estar√£o √† disposi√ß√£o de moradores e turistas, no pr√≥ximo m√™s, a quadra de basquete 3×3 e a pista de patina√ß√£o do Novo Quebra-Mar, no Parque Roberto Mario Santini (Jos√© Menino).

Al√©m das atra√ß√Ķes esportivas, tamb√©m ser√° entregue mais uma parte da alameda principal. O Monumento de Tomie Ohtake est√° sendo recuperado e ser√° inaugurado junto com o novo mirante. Toda infraestrutura de ilumina√ß√£o, √°gua, esgoto e fibra √≥tica do parque j√° est√° pronta.

A segunda fase de obras começou em fevereiro e deve ser concluída no primeiro trimestre de 2023. Inclui a manutenção do Museu do Surfe, da Torre de Jurados e da Escola Radical de Surf, além da entrega, até o final do ano, de uma fonte interativa, um parque das águas que terá equipamento instagramável. Os serviços são executados pela TMK Engenharia, sob a fiscalização da Siedi. Nos setores em obras o acesso está proibido.

Pista de Pump Track e Espaço Pet já funcionam

A primeira etapa de obras foi entregue em dezembro de 2021. Foram disponibilizados à população, além da pista de pump track (circuito com lombadas, usado por ciclistas e skatistas), o espaço pet, que conta com bancos para os tutores dos bichinhos de estimação, áreas com grama e itens para os animais brincarem, além de espaço para bebedouro.

Um trecho do jardim mais pr√≥ximo √† ciclovia, que passou por remodela√ß√£o, tamb√©m foi liberado. O espa√ßo, que agora conta com novo paisagismo, recebeu instala√ß√Ķes subterr√Ęneas para cabeamento el√©trico, drenagem e tubula√ß√Ķes de √°gua tratada e esgoto. A primeira fase da obra ficou a cargo da Secretaria de Servi√ßos P√ļblicos.

Mais etapas

Estão previstas ainda mais duas etapas (quarta e quinta) para a conclusão da obra, com recursos que estão sendo pleiteados em nível estadual e federal. Uma delas contemplará uma pista de skate homologada pela Confederação Brasileira da modalidade para receber provas e circuitos nacionais e internacionais de street e park. Já a outra etapa será voltada para a implantação de uma torre de escala com padrão oficial.

Paralelamente √†s obras, a Prefeitura est√° preparando o edital do chamamento p√ļblico para os interessados em explorar o novo restaurante e as lanchonetes da pra√ßa de alimenta√ß√£o.

Foto: Divulgação PMS