PUBLICIDADE

Santos / Educação

Cobertura da escola Oswaldo Justo, em Santos, ser√° reformada

Da Redação

Toda a cobertura da UME Oswaldo Justo, no Chico de Paula, ser√° reformada. Isso inclui o p√°tio coberto, a quadra esportiva, o playground, al√©m dos acessos √† educa√ß√£o infantil e ao ensino fundamental. A escola, localizada na Rua Ana Santos n¬ļ 125, atende 715 alunos do Maternal II √† pr√©-escola e do 1¬ļ ao 9¬ļ ano do ensino fundamental.

A reforma inclui a instala√ß√£o de sistema de prote√ß√£o contra descargas atmosf√©ricas (p√°ra-raios) em toda a unidade, entre outras melhorias, e est√° or√ßada em R$ 2.001.473,62, recursos da Educa√ß√£o. Para definir a empresa que vai fazer o servi√ßo, sob o gerenciamento da Secretaria de Infraestrutura e Edifica√ß√Ķes (Siedi), a Prefeitura lan√ßou um edital de licita√ß√£o.

O prazo médio para conclusão do processo licitatório é de três meses. A empresa que apresentar o menor preço para executar a obra e se estiver com a documentação em ordem, vencerá o certame. A reforma deverá ser finalizada em oito meses, após a emissão da Ordem de Serviço.

Melhorias programadas

Segundo informação do Departamento de Planejamento de Obras da Siedi, a reforma da escola consiste na impermeabilização de laje com manta asfáltica, substituição de estrutura metálica, telhas, calhas, rufos e condutores na cobertura dos blocos Administração, Biblioteca, Educação Infantil e Ensino Fundamental.

O bloco do Ensino Fundamental receberá novas caixas de inspeção para águas pluviais e também novos forros do primeiro andar; além de cobertura em policarbonato sobre estrutura metálica no seu acesso. Já no bloco da Educação Infantil haverá um complemento da cobertura existente em policarbonato sobre estrutura metálica.

A quadra esportiva será fechada com novo alambrado sobre mureta em alvenaria, ganhará iluminação, e cobertura com telha e estrutura metálicas. A estrutura metálica da cobertura espacial do pátio vai passar por tratamento, com troca de peças danificadas, de telhas quebradas, e pintura dos pilares de sustentação.

38 escolas estão em licitação para obras

As interven√ß√Ķes nas escolas municipais v√£o muito al√©m da Oswaldo Justo. As UMEs Andradas I e II v√£o passar pela primeira etapa de obras de reforma; a Olavo Bilac, a Carmelita e a 28 de Fevereiro, ser√£o contempladas com melhorias de acessibilidade e para outras 33 unidades de ensino est√° prevista a instala√ß√£o de novos equipamentos para preven√ß√£o e combate a inc√™ndio.

Somando todas as obras programadas, temos 38 equipamentos com servi√ßos em fase de licita√ß√£o que atingem investimento de R$ 7,6 milh√Ķes, recursos da Educa√ß√£o. A estimativa √© de que as reformas comecem no final deste semestre.

Foto: Carlos Nogueira/Divulgação Prefeitura Municipal de Santos