PUBLICIDADE

Santos / Educação

Em Santos, obra na escola Andradas I e II avança com recuperação das fachadas

Da Redação

O Andradas I e II é um complexo escolar da década de 1970, que o Município está remodelando para oferecer mais segurança e conforto a alunos e funcionários. A primeira fase das obras, em andamento, contempla a reforma da cobertura, muros e fachadas. Os serviços começaram pelo Andradas II e atualmente estão concentrados nas fachadas.

A intervenção nas fachadas começou com a abertura de trincas e fissuras.

“Estão substituindo a argamassa deteriorada e retirando as pastilhas e a textura. Os serviços são preparativos para a próxima fase, que é a pintura”, diz a engenheira Viviane Scalia Veloso Pereira, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações, pasta que gerencia a obra. As fachadas vão receber tinta com textura acrílica.

As melhorias vão beneficiar 626 alunos, além de funcionários. As unidades de ensino contam com 306 alunos de berçário I até pré-escola (Andradas I); 320 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental (Andradas II).

Telhados

Os novos telhados de dois blocos da escola dos Andradas II estão executados. A reforma começou pela demolição da cobertura e prosseguiu com a adequação das calhas e impermeabilização com manta asfáltica. Com o madeiramento pronto, foram colocadas as telhas. No bloco 1, a caixa d’água superior foi demolida e o entulho está sendo retirado para a reconstrução do novo reservatório.

De acordo com o projeto, a escola Andradas I vai receber os mesmos serviços de recuperação da cobertura do Andradas II: reparação estrutural, com a substituição de todo o telhado, novo sistema de para-raios, além da drenagem de águas pluviais.

Alambrados

Os alambrados serão todos trocados e os muros ganharão nova pintura. A primeira etapa de obras nas escolas prevê ainda a construção de um novo refeitório infantil no Andradas II, coberto e totalmente acessível, cuja sondagem do solo, visando a elaboração do projeto estrutural, já foi executada.

Com valor total de R$ 2,6 milhões, a reforma nas escolas da Rua Almirante Ernesto de Mello Junior, 130 e 150, no bairro Aparecida, é custeada com recursos da Secretaria de Educação. Os serviços estão a cargo da Hebrom Construções, empresa vencedora da licitação. Iniciada no final de novembro do ano passado, a obra deve ser entregue no segundo semestre deste ano.

Foto: Carlos Nogueira/Divulgação Prefeitura Municipal de Santos