PUBLICIDADE

Santos / Meio Ambiente

Limpeza na orla santista após ressaca já retirou 64 toneladas de areia

Da Redação

Cinquenta e quatro toneladas de areia foram retiradas da orla santista e outras 10 toneladas no interior do Canal 3 (trecho da praia), nos √ļltimos dois dias, com os trabalhos de limpeza e o desassoreamento do sistema de drenagem, removendo o material carreado pelas ressacas registradas nesta semana.

Sob supervis√£o da Secretaria de Servi√ßos P√ļblicos (Seserp), as equipes da Terracom e da Prodesan foram refor√ßadas para limpar a avenida da praia, vias de acesso √† faixa de areia e a Pra√ßa Luiz La Scala (Ponta da Praia), al√©m de retirar o material depositado no canal.

Com o término do período de ressacas, os trabalhos de desassoreamento começaram nesta sexta-feira (20) pelo canal 3, o mais comprometido pelo movimento das marés.

“A ressaca provoca o deslocamento de areia dos canais 4, 5 e 6 para os demais, em uma movimenta√ß√£o natural decorrente das caracter√≠sticas geogr√°ficas da orla”, explicou o secret√°rio Wagner Ramos, lembrando que o desassoreamento √© um trabalho de rotina, a cargo da Prefeitura Regional da Zona da Orla/Intermedi√°ria.

Canal 3

A areia retirada de forma mecanizada do Canal 3, em serviço previsto para 20 dias, será transferida imediatamente para a faixa de praia junto ao canal 6, onde a movimentação das marés deslocou significativo volume de areia, situação evidenciada sobretudo nas extremidades das passarelas.

Na sequ√™ncia, a equipe da Prodesan e maquin√°rio deslocam-se para o canal 2 e depois para o 1 ‚Äď quatro caminh√Ķes basculantes, uma p√°-carregadeira, uma retroescavadeira e uma m√°quina PC, de maior pot√™ncia para a retirada do material. A areia retirada desses dois pontos ser√° remanejada para o trecho de praia entre os canais 4 e 5.

Limpeza na orla

Cinquenta e quatro toneladas de areia, volume equivalente a 36m¬≥, j√° foram retiradas desde quinta-feira (19) da orla ‚Äď cada metro c√ļbico equivale a 1 tonelada e meia de areia molhada. O trecho mais comprometido ficou entre o canal 4 e a Ponte Edgard Perdig√£o, na Ponta da Praia, sobretudo nos acessos √† faixa de areia, junto aos canais. De acordo com t√©cnicos da Seserp, a mar√© subiu muito r√°pido e alcan√ßou a avenida da praia ap√≥s o canal 6 e a Pra√ßa Luiz La Scala, trecho onde a faixa de areia √© mais estreita.

Na quinta-feira (19), 45 ajudantes, quatro fiscais, uma p√°-carregadeira e tr√™s caminh√Ķes retiraram 44 toneladas de areia, o equivalente a 16m¬≥. Nesta sexta (20), a equipe passou para 55 ajudantes e cinco fiscais, al√©m da p√°-carregadeira e de quatro caminh√Ķes.

Foto: Divulgação PMS