Da Redação
A Policlínica Caruara (Rua Andrade Soares s/nº), na Área Continental, terá uma ação especial de vacinação contra a covid-19 na sexta-feira (3), voltada para adolescentes de todos os bairros da região, a partir de 12 anos (com comorbidades, com deficiências, gestantes e puérperas) e também para os de 15 a 17 anos.
A vacinação para estes dois públicos será das 9h às 14h. Os adolescentes têm de estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
Documentação
Todos devem apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência em Santos.
Gestantes: apresentar documento que comprove a gravidez, como a carteira do pré-natal.
Puérperas: apresentar documento que comprove a realização do parto até 45 dias antes, como a certidão de nascimento do bebê.
Pessoas com comorbidades ou deficiência: apresentar cópia de laudo médico/declaração do médico ou receita de até um ano atrás, que comprove a sua condição (documento é retido).
Relação de comorbidades
Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão arterial resistente (HAR)
Hipertensão arterial estágio 3
Hipertensão arterial estágios 1, 2 com lesão em órgão-alvo
Insuficiência cardíaca (IC)
Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e pericardiopatias
Doenças da Aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênitas no adulto
Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
Doença neurológicas crônicas
Doença renal crônicas
Imunocomprometidos
Hemoglobinopatias graves
Obesidade mórbida
Síndrome de Down
Cirrose hepática
Pessoas com uma ou mais das comorbidades pré-determinadas poderão apresentar qualquer comprovante que demonstre pertencer a um destes grupos de risco (exames ou receitas desde que tenham o nome da doença, relatório médico, prescrição médica etc.), desde que conste o CRM do médico.
Estão incluídos na população-alvo pessoas com as seguintes deficiências:
1 – Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas.
2 – Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir.
3 – Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar.
4 – Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.
No caso das pessoas com deficiência, todos deverão apresentar documentos, Benefício de Prestação Continuada (BPC), laudo médico que indique a deficiência; ou comprovação de atendimento em Centro de Reabilitação ou unidade especializada; ou documento oficial com indicação da deficiência; ou cartões de gratuidade do transporte público; ou autodeclaração (na ausência de outro tipo de documento).
Doação
Quem for aos postos de vacinação pode contribuir com doações de mantimentos e itens de higiene pessoal e de limpeza, a serem encaminhados pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) a famílias em situação de vulnerabilidade social.
Foto: