‘Narrativa da Angústia Própria’, sobre jovens que enfrentaram a depressão, em um embate pela vida, é o documentário que o Cine Roxy 4 (Av. Ana Costa, 465, Gonzaga, Shopping Pátio Iporanga, 1º piso) apresenta na terça-feira (24), às 21h. Na sequência, haverá bate-papo com os psiquiatras Sidney Gaspar, Javert Falleiros e o crítico de cinema André Azenha, com coordenação do psiquiatra Fernando Venturini. A sessão é gratuita, mas é preciso fazer inscrição pelo telefone 3797-8777.
Com 36 minutos, foi produzido, inicialmente, para a disciplina Documentário, da Faculdade de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP). Segundo a ONU, 800 mil pessoas se suicidam por ano no mundo – uma pessoa a cada 40 segundos.
No Brasil, o suicídio tornou-se a 4ª causa de morte entre jovens. Em Santos, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados 26 suicídios em 2017 (média de 1 a cada 15 dias), além de 58 tentativas (média de 1 por semana).
Setembro Amarelo
A campanha brasileira de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, surgiu em 2015, iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
O período do ano foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, em uma resolução da International Association for Suicide Prevention.
A apresentação do documentário e a discussão sobre seu conteúdo são iniciativas do Pólo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Baixada Santista (PAI), CineZen Cultural, Santos Film Fest, Videocamp e o Cine Roxy, que uniram forças para a realização da sessão especial.