PUBLICIDADE

Santos / Saúde

Morre médico infectologista Paulo Renato Vasconcelos, referência no combate à Aids

Da Redação

Morreu no último dia 26 o médico infectologista Paulo Renato Vasconcelos de Sousa, em decorrência de câncer.

Dr. Paulo Renato foi um dos principais nomes no combate à Aids na região. Dividia-se entre as enfermarias da Santa Casa de Santos e do Hospital Guilherme Álvaro. Atuou também na antiga Secraids, hoje Serviço de Atendimento Especializado.

“A morte do Paulo Renato nos causa uma profunda tristeza. Sempre foi um companheiro de primeira hora, das batalhas”, disse a presidente do Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (GAPA), Nanci Alonso.

Nanci lembrou do trabalho desenvolvido pelo médico no combate à Aids desde os anos 80. “Ele e o Fabio (Mesquita) foram os primeiros infectologistas a atender no Centro de Saúde Martins Fontes. Era um serviço público do Estado. A Prefeitura ainda não tinha programa de Aids. Isso em 1988, 1989, numa época em que as pessoas viviam de seis a oito meses, no máximo”.

A presidente do GAPA também recordou o tratamento humanizado que Paulo Renato dispensava aos pacientes, sem qualquer distinção. “A ponto de ele não deixar, quando conseguimos que os presidiários fossem atendidos no Martins Fontes, que o policial ficasse dentro da sala na hora do atendimento. E que o paciente não ficasse algemado”.

Colegas de profissão fizeram questão de homenageá-lo nas redes sociais. “Infectologista ainda jovem mas que praticou em épocas de desbravar e cuidar dos pacientes que ninguém queria. Deixa a marca da bondade, certamente sua maior característica”, postou Evaldo Stanislau.

Outro médico infectologista, Fabio Mesquita postou: “Uma figura ímpar, sóbria e mega dedicado aos seus pacientes! Um médico super gente boa que vai deixar saudades”.

A Sociedade Paulista de Infectologia e o Sindicato dos Médicos da região (SindiMed) também expressaram suas condolências em seus respectivos sites.

Foto: Reprodução