Da redação
Em busca de conscientizar sobre planejamento reprodutivo, estão disponÃveis nas policlÃnicas de Santos pÃlulas anticoncepcionais, dispositivos intrauterinos (DIU) e contraceptivos injetáveis. Além disso, adolescentes podem ir até à s unidades para receber orientações.
Adolescentes grávidas, que fazem o pré-natal no Instituto da Mulher e Gestante, podem ainda optar pelo implante colocado embaixo da pele, que libera hormônios e dura três anos.
As camisinhas masculina e feminina, que também previnem doenças transmitidas pelo sexo, podem ser retiradas em qualquer unidade, sem necessidade de consulta.
“O planejamento reprodutivo pode ser iniciado antes de a pessoa constituir famÃlia, porque envolve a consciência em torno do seu corpo e dos seus planos pessoais”, explica Milene Mori, enfermeira do Grupo Técnico de Saúde da Mulher.
Mensalmente, as policlÃnicas de Santos oferecem reuniões de planejamento reprodutivo, abertas ao público. Basta comparecer na data e horário da reunião (veja programação abaixo) para ser atendido pela equipe de saúde que vai tirar todas as dúvidas da mulher ou do casal na tomada de decisões importantes como ter filhos ou não.