Da Redação
A vacinação contra a Covid-19 segue neste sábado (12) em sete locais, sendo cinco policlínicas e dois postos externos (ver relação abaixo), das 9h às 15h30.
No domingo, quem for buscar a imunização pode ir às policlínicas Nova Cintra, Bom Retiro e São Jorge/Caneleira, também das 9h às 15h30.
Onde vacinar
Sábado (12), das 9h às 15h30
Policlínicas
Zona Noroeste
Bom Retiro (Rua João Fraccaroli s/nº)
São Jorge/Caneleira (Av. Francisco Ferreira Canto, 351, São Jorge)
Orla
Pompeia (Rua Ceará, 11)
Centro
Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284, Encruzilhada)
Morros
Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa s/nº)
Postos externos, das 9h às 15h30
Marapé – Escola de Samba União Imperial (Rua São Judas Tadeu, 20)
Ponta da Praia – Ginásio do Complexo Esportivo Rebouças (Praça Engenheiro José Rebouças s/nº)
Domingo (13), das 9h às 15h30
Policlínica Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa s/nº)
Bom Retiro (Rua João Fraccaroli s/nº)
São Jorge/Caneleira ((Av. Francisco Ferreira Canto, 351, São Jorge)
Documentação
Todos devem apresentar comprovante de residência em Santos, documento com foto e CPF.
Os motoristas de transporte coletivo têm que levar documento que comprove vínculo com empresa de transporte (holerite ou crachá, por exemplo) e o comprovante impresso de inscrição no site Vacina Já – código QR Code enviado por e-mail pelo Governo do Estado em que conste o município de Santos como local de vacinação.
Os profissionais da Educação e da Saúde devem apresentar documentação (holerite, por exemplo), que comprove vínculo com o local de trabalho, sediado em Santos. Para os trabalhadores da Educação é exigido ainda, seguindo obrigatoriedade do Estado de São Paulo, o comprovante impresso da inscrição no site Vacina Já (QR Code) que indique vacinação em Santos.
Os coletores de lixo devem comprovar vínculo com a empresa responsável pela limpeza urbana.
As gestantes devem apresentar documento que comprove a gestação, e as puérperas, qualquer documento que comprove o parto ocorrido até 45 dias antes (certidão de nascimento da criança, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, por exemplo).
Pessoas com comorbidades devem levar cópia de laudo, declaração do médico ou receita de até um ano atrás, desde que atestem a doença.
Pessoas com deficiência devem levar cópia do laudo médico que indique a deficiência; cópia de comprovante de atendimento em Centro de Reabilitação ou unidade especializada; cópia do documento oficial com indicação da deficiência ou cópia do cartão de gratuidade do transporte público.
Quem for tomar a segunda dose, precisa levar o cartão de vacinação da covid-19, com a primeira dose anotada.
Conforto
Na sexta-feira (11), dois novos públicos passaram a ser vacinados: pessoas com deficiência física, sensorial e intelectual, entre 18 e 59 anos, e trabalhadores da Educação Básica (ensino infantil ao médio) com mais de 18 anos. A nutricionista Kátia Gonçalves Gamboa optou pelo drive thru na Arena Santos (Vila Mathias) para vacinar seu filho, Gustavo Gonçalves Gamboa, 28 anos. O jovem é cadeirante. A família, conta Kátia, tem tomado muito cuidado nesse período de pandemia. “A expectativa pela vacina era grande”, comentou ela.
A gerente administrativa Juliane Vicente Lima, 36, que tem como comorbidade uma insuficiência cardíaca, também foi ao drive thru se vacinar. Ela já se infectou com a covid-19 e não quer repetir essa experiência. “Agora, estou um pouco mais tranquila”.
“O atendimento aqui foi muito bom. A vacinação foi muito rápida”, comentou o comerciante Daniel Luiz Mastellari, 39, que também tem como comorbidade uma insuficiência cardíaca. “Na minha família só os mais velhos tinham sido vacinados. Eu estou sendo o primeiro dessa faixa etária”.
Crédito da foto: Susan Hortas/Divulgação Prefeitura Municipal de Santos