PUBLICIDADE

Brasil / Cotidiano

Santuário de Aparecida volta a receber fiéis após quatro meses

Da Agência Brasil

O Santu√°rio Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), voltou nesta ter√ßa-feira (28) a receber os fi√©is presencialmente na bas√≠lica nova, ap√≥s mais de quatro meses sem a presen√ßa de devotos. Desde o in√≠cio da quarentena em raz√£o da pandemia de covid-19, as atividades religiosas do santu√°rio eram feitas sem p√ļblico e transmitidas pelos meios de comunica√ß√£o da Rede Aparecida. A bas√≠lica velha permanecer√° fechada.

Segundo nota do santu√°rio, a retomada das atividades presenciais √© baseada nas normas e protocolos sanit√°rios do governo do Estado de S√£o Paulo e nas orienta√ß√Ķes lit√ļrgico-pastorais da Confer√™ncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Entre outras a√ß√Ķes obrigat√≥rias adotadas no local, est√£o o uso obrigat√≥rio de m√°scara, distanciamento social e higieniza√ß√£o das m√£os e dos ambientes comuns. Ser√° permitida a perman√™ncia de duas pessoas sentadas por banco na bas√≠lica, uma em cada ponta, totalizando 1000 pessoas por celebra√ß√£o.

O santuário não recomenda a participação presencial nas atividades religiosas dos seguintes grupos de pessoas: que tenham 60 anos ou mais; que apresentem sintomas de gripe, independentemente de alteração de temperatura, ou outro sintoma compatível com a infecção pelo novo coronavírus; que tenham tido contato com pessoa infectada ou com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.

A realiza√ß√£o de romarias para o santu√°rio tamb√©m est√£o proibidas. N√£o h√° locais para alimenta√ß√£o em funcionamento e n√£o est√° permitida a realiza√ß√£o de churrascos ou confraterniza√ß√Ķes nos estacionamentos, bosques e entorno da igreja.

Foto:Rovena Rossi/Agência Brasil