PUBLICIDADE

Região / Educação

Professora de Guarujá cria vídeos tutoriais para auxiliar pais e alunos durante aulas remotas

Da Redação

Seja na modalidade presencial ou on-line, há profissionais da educação que se destacam pela criatividade e cuidado em acolher os estudantes e seus familiares, durante o processo de aprendizagem. Um exemplo é a professora da rede municipal de ensino de Guarujá, Lúcia Helena Mattos, 56 anos, que leciona na EM Vicentina Lamas do Valle (Rua São Sebastião, 125 – Sítio Paecará), e tem elaborado vídeos tutoriais para dar assistência aos pais e alunos durante as aulas virtuais.

Ela conta que desde o início do Projeto de Ensino Remoto, ainda em 2020, sentiu a necessidade criar métodos para auxiliar na execução das atividades escolares na nova modalidade de ensino. “Assim como os demais colegas, notei que os pais tinham certa dificuldade para aplicar alguns conteúdos do roteiro de estudos. Foi então que decidimos fazer vídeos tutoriais, para auxiliar as famílias”, relata.

A professora ressalta ainda que, as mães são muito receptivas e engajadas, expondo sempre que necessário suas dúvidas, e se tornm, uma importante rede de apoio. “Tentei ajudar a mãe de uma aluna por telefone, porém percebi que não estava conseguindo alcançar o objetivo, foi então que eu propus um encontro na escola, para poder auxiliá-la melhor. Deu certo”, relembra.

“Tive que ir à escola para conseguir tirar minhas dúvidas e ela foi bastante prestativa e atenciosa. Gostei do jeito dela porque não abandona nenhuma mãe e nos dá total atenção, até no WhatsApp”, afirma Lucimeire Barbosa, mãe da pequena Inayara Barbosa Pinheiro, de 4 anos.

A professora dá aula para crianças de 4 a 5 anos no ensino infantil IV. Quando o tema que vai ser abordado durante a semana é escolhido, a educadora comunica os responsáveis dos alunos com antecedência e realiza o envio da programação, para facilitar a experiência dos pequenos durante as aulas ao vivo. Além disso, realiza atividades complementares, por meio de conteúdos audiovisuais e desenhos.

Mesmo aposentada da rede estadual, Lúcia continua ministrando suas aulas na rede municipal, onde é concursada desde 2004. Para ela, lecionar é mais do que instruir e ensinar, é ajudar no desenvolvimento daqueles que um dia serão o futuro da sociedade. “Agradeço a Deus, pois é ele quem me capacita”, se emociona.

Foto: Reprodução