Da Redação
A celebração do Dia da Consciência Negra em Santos contou com a tradicional cerimônia de deposição de flores junto ao busto de Zumbi dos Palmares, na Praça Palmares (Macuco), na manhã deste sábado (20). Este ano, o evento contou com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no ‘Dia D de atenção à saúde da população negra’.
A ação ofereceu na praça e em quatro policlÃnicas (Embaré, Conselheiro Nébias, Nova Cintra e Castelo) teste rápido de HIV, sÃfilis e hepatite B (139 testes), coleta para detecção de tuberculose (133 coletas), aferição de pressão (256 aferições) e medição de glicemia capilar (248 medições).
No evento, também houve apresentações de capoeira, incluindo pessoas com deficiência, e o xirê dos orixás – uma dança de evocação –, comandado pelo Pai Marcelo de Logonede, coordenador da procissão de Iemanjá na Cidade.
Inspiração
Coordenador de Igualdade Racial e Étnica da Prefeitura de Santos, Ivo Miguel Evangelista entende que a data é de suma importância porque reverencia Zumbi dos Palmares, o grande lÃder de força e resistência que inspirou os negros a lutarem contra a discriminação racial. “É importante que possamos estar de forma igualitária em todos os segmentos da sociedade, pois ajudamos a construir o PaÃsâ€, salienta.
O ato também teve a participação da vice-prefeita Renata Bravo e de outras autoridades polÃticas e lideranças comunitárias.
Foto: Raimundo Rosa/Divulgação Prefeitura Municipal de Santos