PUBLICIDADE

Brasil / Cotidiano

No Dia Mundial da TV, conheça Centro de Memória de empresa que resgata história em seus comerciais

Da Redação

As propagandas são parte importante de toda história da televisão. E neste domingo (21), data em que se comemora o Dia Mundial da TV, a Fundação Bunge relembra, por meio de seu acervo, grandes comerciais que marcaram a vida de telespectadores de todo o País.

No rico material, é possível resgatar vídeos de comerciais como os da margarina Primor de 1999, que para manter a liderança nos mercados do Norte e Nordeste, lançou a campanha “Primor – Aqui, todo mundo usa”. Os comerciais, de 15 e 30 segundos veiculados na televisão mostraram cenas de café da manhã, jantar e pratos de dar água na boca, com o toque e o sabor inconfundíveis de Primor.

Já os comerciais dos alimentos Soya também fizeram sucesso em 2006, ano em que foram veiculados na TV pela primeira vez. Na propaganda, opções deliciosas que podiam ser preparadas com o óleo e a margarina da marca, faziam a alegria do público.

Outras propagandas de destaque ṣo as de marcas antigas da Bunge como algoḍo Santista, maionese Maioneggs, lava roupas Invicto, margarina Cremosy, margarina All Day, margarina Mila, produtos Manah e farinha Boa Sorte. (Link para baixar Рhttps://we.tl/t-7BqJRvdOrR)

“Comerciais como esses viraram jargões da televisão brasileira e reforçam a força que as propagandas têm. Manter esse acervo disponível na Fundação Bunge permite que possamos estudar todo o processo da propaganda televisiva no Brasil. Nosso objetivo é que todo esse conhecimento do passado possa ser utilizado para a construção de novos aprendizados, por meio não só do armazenamento dos materiais, mas pela disseminação do acervo”, ressalta Claudia Calais, diretora executiva da Fundação Bunge.

Ainda fazem parte do acervo ligado à história da TV brasileira, imagens de um desfile no programa de Hebe Camargo no Teatro Record (1969) na época em que a Bunge atuava no setor têxtil e também fotografias dos bastidores do lançamento do sabão Alba (1964) que fazia parte do portfólio dos produtos da empresa.

História da TV no Brasil

Em 18 de setembro de 1950, foi o início da primeira transmissão da TV Tupi, com o programa chamado TV na TABA. Trazer este meio de comunicação ao Brasil foi viabilizado pelas mãos de Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, empresário das telecomunicações que já presidia o Diário dos Associados na época.

A viabilidade financeira que permitiu a execução dos planos de Chateaubriand teve como responsável as empresas que na época patrocinaram o empreendimento com um ano de publicidade pago adiantadamente. Entre elas estava a Moinho Santista, da Bunge.

Os aportes feitos pelas corporações também ajudaram a importar 300 televisores para que o público pudesse acompanhar as transmissões e a televisão ganhasse aderência nacional.

Foto: Pixabay