O projeto visa promover apoio pedagógico, psicopedagógico, emocional e social aos alunos matriculados na rede municipal de ensino.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Itanhaém
Da redação
Com o objetivo de oferecer suporte emocional e educacional às crianças e jovens de Itanhaém, matriculados na rede municipal de ensino, que enfrentam dificuldades no aprendizado ou problemas emocionais, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes irá inaugurar nesta terça-feira (25), às 15 horas, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico de Itanhaém (NAPI). O equipamento está localizado na Avenida Condessa de Vimeiros, 567, no Centro.
Realizado em contraturno escolar, o projeto visa promover apoio pedagógico, psicopedagógico, emocional e social, de maneira preventiva aos alunos que estejam em situação de defasagem escolar, bem como em situações de risco ou vulnerabilidade social.
“Com o NAPI iremos trabalhar na prevenção e redução de danos no desenvolvimento das nossas crianças e jovens, por meio de ações preventivas e interventivas que atuam diretamente em situações de risco. O atendimento será tanto no espaço fÃsico do núcleo, como também na unidade escolar. Pretendemos sanar as lacunas da saúde emocional e pedagógica do público atendido, por meio de um serviço especializado, focado no desenvolvimento e potencial de cada umâ€, explicou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Márcia Galdino.
O projeto contará com uma equipe especializada composta de psicólogo, assistente social, psicopedagogo, pedagogo e professor de Educação FÃsica. Os atendimentos acontecem conforme as necessidades de cada um, podendo ser individual ou em grupo.
“A cidade de Itanhaém irá ganhar um importante equipamento que contará com serviço especializado dentro das escolas, e com isso, toda a comunidade escolar, alunos e familiares serão beneficiados, através de ações e de escuta técnica. Através do NAPI será possÃvel também, fomentar o trabalho em rede intersetorialâ€, frisou a diretora do NAPI, Daila Fernandes.
O fluxo para atendimento deverá ocorrer através das escolas, por meio do orientador educacional, que identificará defasagem escolar além de possÃveis agentes causadores de risco emocional e/ou vulnerabilidade social.