Já está em funcionamento, desde a madrugada deste domingo (19), a integração dos ônibus intermunicipais com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Com a novidade, é possível passar de um modal para o outro sem precisar pagar a tarifa total dos dois.
Quem sair do ônibus para o VLT pagará a passagem no ônibus e fará a integração sem tarifa adicional. Já quem deixar o VLT para seguir viagem em um ônibus pagará a diferença da tarifa. Vale lembrar que a transferência de um modal para o outro deve ser feita em até uma hora.
Para fazer a chamada baldeação, é necessário ter em mãos o BR Card, o novo cartão oficial do transporte metropolitano.
O consórcio BR Mobilidade toma o controle das 66 linhas intermunicipais da região, substituindo Breda, Translitoral, Viação Bertioga, Intersul e Piracicabana, sendo que 37 linhas irão permitir integração ao VLT. Apesar da troca, os coletivos continuarão com o mesmo visual que têm hoje. Os trajetos também seguirão iguais.
Com a mudança da operadora, os cartões intermunicipais de Breda, Translitoral e Viação Bertioga deixam de funcionar. Os da Piracicabana continuam valendo até 31 de dezembro, mas só enquanto houver crédito. Quando acabar a carga, não será possível recarregá-lo. Com o BR Card serão oferecidos seis modelos de cartão-transporte: Unitário, Metropolitano, Escolar, Passe Livre, Sênior e Especial.