Da Redação
Conrad Pinheiro, professor de matemática e estatística da Anhembi Morumbi, fala sobre a probabilidade de ganhar o prêmio com aposta única
Nesta edição, a Caixa Econômica Federal pagará na Mega da Virada um prêmio estimado em R$ 450 milhões para o vencedor da aposta. Este valor será o maior prêmio individual da história das loterias no Brasil.
O montante é de brilhar os olhos de qualquer um, afinal, quem não sonha em enriquecer e largar a rotina de trabalho para viajar, conquistar conforto, realizar sonhos e ajudar amigos e familiares? Porém, arrematar essa grande quantia é algo extremamente difícil, segundo afirma o Conrad Pinheiro, professor de matemática e estatística da Universidade Anhembi Morumbi: “Ganhar com uma aposta única é algo extremamente raro, mas jogar vários bilhetes é uma forma de aumentar as chances, mesmo sendo uma das apostas mais concorridas da loteria nacional”, afirma.
A seguir, o especialista apresenta algumas probabilidades de fatos interessantes, que vão desde o lançamento de uma moeda, passando por queda de raios, pandemia, ataques de tubarões e a destruição da Terra por asteroides, que são mais fáceis de acontecer do que uma aposta única levar o prêmio.
Asteroide destruir a Terra
Bennu é o nome de um asteroide que é considerado, pela NASA, um dos mais perigosos do Universo devido ao risco de se impactar com a Terra. Segundo cientistas da NASA, a probabilidade desse asteroide colidir com a Terra até o ano de 2300 é de 1 em 1750, ou seja, aproximadamente 0,057%. A data de 24 de setembro de 2.182 é considerada como sendo a mais provável, com uma probabilidade de 0,037%. Ou seja, a probabilidade de que a vida humana, nessa data, continue existindo em nosso planeta é de 99,963%.
Incêndio, tornado ou tubarão?
O que você acha mais difícil acontecer: morrer em um incêndio, em um tornado ou em um ataque de tubarão? O professor Stephen A. Nelson da Universidade Tulane, estimou que a chance de morrer em um incêndio é 1 em 250, o que nos fornece uma probabilidade de 0,400%; já a chance de morrer em um tornado é de 1 em 60.000, equivalente a, aproximadamente, 0,167%; porém, se você costuma fazer mergulhos, a chance de morrer em um ataque de tubarão é de 1 em 8.000.000, ou seja, 0,000013%.
Queda de avião
Segundo pesquisas da ANAC, (Agência Nacional de Aviação Civil), a chance de um avião comercial cair é de, aproximadamente, 1,27 por milhão de voos, o que resulta em uma probabilidade aproximada de 0,000079%.
Raios
Segundo o INPE, (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a chance de uma pessoa ser atingida por um raio é de 1 em 1.000.000, equivalente a uma probabilidade de 0,0001%. Porém, se a pessoa estiver em uma área descampada sob uma tempestade forte, a chance muda para 1 em 1.000, ou seja, uma probabilidade consideravelmente maior e igual a 0,10%. Note que tais probabilidades referem-se a ser atingido por um raio e não a morrer. O raio pode causar graves queimaduras, sequelas psicológicas e orgânicas.
Daltonismo
Existem vários tipos de daltonismo, que se distinguem por “ausência de células específicas presentes em nossos olhos”, chamadas de cones e bastonetes. Há pessoas que não enxergam cores e há pessoas que enxergam algumas cores, mas não conseguem distinguir entre verde e vermelho, por exemplo. Quando o indivíduo não consegue ver cores, o daltonismo é chamado de monocromacia. A probabilidade de um homem ser monocromata é de 0,003%, enquanto em mulheres a probabilidade é de 0,002%.
Moeda e dado
Pegue uma moeda e lance. A probabilidade de ocorrer cara é 50%. Agora, imagine lançar essa mesma moeda 25 vezes e obter cara em todos os 25 lançamentos. Parece pouco provável, e realmente é, mas não é impossível. A probabilidade de tal evento ocorrer é de 0,0000030%.
Porém, se pegar um dado convencional, a probabilidade de lançar e obter, por exemplo, face 6 é de 1/6 ou, aproximadamente, 16,7%. Porém, imagine lançar esse dado 9 vezes e obter face 6 em todos os lançamentos. A probabilidade é praticamente 3 vezes maior do que na situação da moeda: 0,0000099%.
Mega Sena
Milhares de pessoas apostam na Mega Sena, em especial, na Mega da Virada. Para ganhar o prêmio máximo, é preciso acertar as 6 dezenas sorteadas, dentre 60 possíveis. Considerando que uma pessoa realize apenas um jogo marcando 6 dezenas, a chance de acertar todos os números é de 1 em 50.063.860, o que equivale a dizer que a probabilidade de se tornar um milionário é de, aproximadamente, 0,000002%. É, de fato, algo muito difícil, mas não impossível. Embora a probabilidade seja um número muito próximo de zero, ela existe. Só se tornaria impossível ganhar na Mega da Virada se a pessoa não fizer aposta: nesse caso, literalmente, a probabilidade de se tornar milionário é igual a 0%.
Foto: Divulgação