PUBLICIDADE

Brasil / Cotidiano

Morre aos 77 anos Duda Mendonça, o marqueteiro dos políticos

Da Redação

O marqueteiro Duda Mendonça morreu aos 77 anos. A morte foi confirmada pela família nesta segunda-feira (16). Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, tratando de um câncer no cérebro e fazia quimioterapia. Em junho, Duda foi diagnosticado com a Covid-19, seu quadro de saúde se agravou e houve necessidade de que ele fosse intubado. O corpo de Duda Mendonça será cremado.

Nascido em 10 de agosto de 1944, em Salvador, José Eduardo Cavalcanti de Mendonça, o Duda Mendonça, teve como campanhas de destaque em sua carreira como marqueteiro as de Paulo Maluf à Prefeitura de São Paulo em 1992 e a de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência dez anos depois, em 2002. O ex-primeiro ministro de Portugal Pedro Santana Lopes também foi eleito em trabalho liderado por Duda.

A aproximação com políticos também fez com que Duda Mendonça tivesse seu nome envolvido em escândalos de corrupção. O nome dele apareceu no Mensalão em 2005, quando virou réu no Supremo Tribunal Federal junto com outras 37 pessoas e foi acusado de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

O marqueteiro também passou a ser investigado na Operação Lava Jato, levando-o novamente à condição de réu pelos mesmos crimes que respondeu no Mensalão. Em 2017, Duda Mendonça assinou acordo de delação premiada.

Foto: Reprodução