PUBLICIDADE

Estado / São Paulo

Indígena xavante de 8 anos é a primeira criança a ser vacinada contra a Covid no Brasil

Da Redação

A vacinação simbólica contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos foi iniciada nesta sexta-feira (14), no Hospital das Clínicas, na Capital. Trata-se de Davi, de 8 anos, indígena da etnia Xavante. Outras sete crianças também foram imunizadas, todas nas presença do governador João Doria.

A prioridade da vacinação será de crianças com algum tipo de comorbidade ou deficiência, além de indígenas e quilombolas. Todos os menores imunizados nesta sexta-feira (14) tem essas características.

Há um ano, em 17 de janeiro de 2021, houve cerimônia semelhante em São Paulo para marcar o início da imunização no País. Na ocasião, a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, foi a primeira a ser vacinada contra a Covid.

A enfermeira que aplicou a vacina em Mônica, chamada Jéssica, é a mesma que teve o pioneirismo com Davi.

São Paulo aguarda o envio de imunizantes pediátricos da Pfizer por parte do Ministério da Saúde, aprovado desde 16 de dezembro pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para que possa iniciar o plano de vacinação do público infantil.

Após 24 horas do governador João Doria anunciar a abertura do pré-cadastro de vacinação para crianças de 5 a 11 anos em São Paulo, a plataforma Vacina Já registrou a marca de mais de 230 mil crianças cadastradas, com a média de 160 registros por minuto.

A página recebeu 324 mil acessos apenas no primeiro dia em que o pré-cadastro foi disponibilizado. A plataforma foi desenvolvida pela Prodesp – empresa de Tecnologia do Estado de São Paulo e as Secretarias de Comunicação e da Saúde.

O pré-cadastro é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos locais de imunização, evitando filas e aglomerações. Para cadastrar os filhos, os pais ou responsáveis devem acessar o link (https://www.vacinaja.sp.gov.br/), clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário online.

Foto: Reprodução Redes Sociais do Governo do Estado de São Paulo