PUBLICIDADE

√Āsia

Covid-19: Vila Olímpica é segura e casos eram esperados, diz McCloskey

Da Agência Brasil

Os Jogos Ol√≠mpicos de T√≥quio j√° tiveram casos positivos de coronav√≠rus antes da cerim√īnia de abertura, mas o especialista em sa√ļde Brian McCloskey afirmou que isso era esperado e que o total est√° abaixo do imaginado para este momento.

A jogadora de tênis norte-americana Coco Gauff testou positivo para covid-19 antes de embarcar. Outros atletas testaram positivo no aeroporto após chegarem ao Japão ou dentro da bolha da Vila Olímpica dos atletas.

“O que estamos vendo √© o que esper√°vamos”, disse McCloskey, um dos principais conselheiros dos Jogos, em entrevista coletiva na segunda-feira (19). “Fazemos os testes porque eles s√£o uma maneira de filtrar [as pessoas com covid-19]”. “N√≥s as identificamos cedo, n√≥s as isolamos de outras pessoas. √Č esperado. Cada camada de filtragem √© uma redu√ß√£o de risco. Os n√ļmeros que estamos vendo s√£o menores, talvez menores do que est√°vamos esperando”, disse.

McCloskey, presidente do painel independente de especialistas aconselhando os organizadores em medidas de mitigação da covid-19, afirmou que não há como ter 100% de certeza que nenhum atleta será infectado, mas as medidas que estão em ação reduzem esse risco consideravelmente.

Questionado se a Vila Ol√≠mpica √© segura, McCloskey disse: “Sim… quanto mais voc√™ ficar na vila, menos prov√°vel que teste positivo, porque estamos filtrando as pessoas.”

McCloskey, que em 2012 estava no comando da Ag√™ncia de Prote√ß√£o de Sa√ļde do Reino Unido em prepara√ß√£o para a Olimp√≠ada de Londres, disse que n√£o queria determinar um n√ļmero de quantos casos seriam um sucesso para os Jogos.

Foto: Divulgação