Da Redação
Com o inÃcio dos Jogos OlÃmpicos no próximo dia 23 de julho, a Escola Municipal HermÃnia Neves Vitiello (no Santa Rosa), em Guarujá, preparou uma série de atividades com os alunos, em alusão a um dos maiores eventos esportivos do mundo. As ações começam na segunda-feira (26) e prosseguirão até o próximo dia 30.
Com o tema: “Conhecer, Aprender e Vivenciar as OlimpÃadas de Tóquio”, a iniciativa visa proporcionar aos alunos uma volta ao mundo durante o torneio. O objetivo é abordar as diferentes culturas, o que trará embasamento aos pequenos estudantes.
De acordo com a diretora da Unidade, ValquÃria Matos, a ideia faz parte do plano de trabalho dos professores e envolverá vários campos de experiência. “Além das OlimpÃadas teremos as ParalimpÃadas, que também serão tema das nossas atividades. Na atividade, os estudantes aprenderão, por exemplo, que o entrelaçamento dos arcos (sÃmbolo dos jogos) demonstra a união entre os povos”.
A Semana envolverá ações como rodas de conversa; pinturas das bandeiras do Brasil e do Japão; apresentação de modalidades por imagens; jogos de memórias; observação do mapa mundi; confecção dos arcos olÃmpicos e medalhas; demonstrações de modalidades como ciclismo, vôlei adaptado, arremesso de peso, hipismo, entre outros.
Durante o perÃodo, a escola também fará circuito entre as turmas, decoração, além da execução do hino nacional. Um dos destaques da programação será um bate-papo com um dos Ãcones do surfe, o campeão brasileiro Neno Matos. O guarujaense, inclusive, possui uma escolinha da modalidade na Cidade.
A EM HermÃnia Neves Vitiello possui mais de 350 alunos matriculados, na faixa etária de 4 a 5 anos. Com a volta à s aulas presenciais na rede municipal, as escolas obedecem a capacidade de até 35% dos alunos por turma (com revezamento por cores), em função da pandemia da Covid-19.
Foto: Divulgação