Ao ser acionado, o aplicativo envia imediatamente um sinal sonoro, bem como o nome da unidade escolar e endereço ao Centro de Operações e Inteligência (COI).
Foto: Divulgação / Prefeitura de Itanhaém
Da redação
A Prefeitura de Itanhaém, por meio das secretarias de Educação, Cultura e Esportes e Trânsito e Segurança, implementou o aplicativo “SOS Escola” nas unidades escolares da cidade. A nova ferramenta digital tem como objetivo acelerar a resposta em caso de qualquer ameaça à integridade física dos estudantes, professores e demais servidores.
Segundo a administração municipal, o app de celular permite que professores, diretores ou qualquer pessoa cadastrada acione imediatamente as autoridades em caso de emergência ou situações de perigo. Para garantir o uso adequado dessa ferramenta, os profissionais envolvidos receberam orientações da equipe da Guarda Civil Municipal.
Ao ser acionado, o aplicativo envia imediatamente um sinal sonoro, bem como o nome da unidade escolar e endereço ao Centro de Operações e Inteligência (COI), que realiza todo o monitoramento das unidades escolares por câmeras, pelas equipes da Guarda Civil Municipal. Instantaneamente a ocorrência é repassada às forças policiais para o deslocamento ao local do chamado.
O aplicativo está ativo em 57 unidades educacionais da rede municipal e será estendido para as redes estadual e particular do município.