PUBLICIDADE

Região / Educação

São Vicente: menina de 5 anos faz sucesso com vídeo sobre como evitar a dengue

Da Redação

Um vídeo protagonizado por Maitê Andrade, de 5 anos, tem chamado a atenção nas redes sociais. Na produção, a aluna da creche Eduardo Furkini, no Parque das Bandeiras, em São Vicente, deu uma verdadeira aula sobre como evitar a dengue (para conferir, clique aqui).

De uma forma l√ļdica, e com muita criatividade, Mait√™ explica sobre a necessidade de eliminar focos de √°gua, que servem como criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A produ√ß√£o contou com o apoio da m√£e, Danielle Santos Andrade, 36 anos. ‚ÄúA professora passou um v√≠deo falando sobre o assunto. A Mait√™ assistiu e ficou superinteressada em acabar com os focos de √°gua. Percebi essa vontade nela e chamei-a para brincar, simulando todos os procedimentos‚ÄĚ, disse a m√£e, que construiu at√© o ‚Äúmosquit√£o‚ÄĚ com algumas sucatas, acetato e cola quente. A arte final ficou por conta da filha, que pintou o inseto.

Foi nesse esp√≠rito de mesclar divers√£o com aprendizado que Danielle gravou o v√≠deo, em que Mait√™ interage com a sua boneca para mostrar como ocorre a transmiss√£o e quais as formas de evitar a doen√ßa. ‚ÄúO v√≠deo foi o retorno de uma atividade desenvolvida pela professora Roma‚ÄĚ, disse Leny Ferreira da Cunha Cruz, coordenadora pedag√≥gica da creche juntamente com Juliana Marland de Assis. ‚ÄúO que nos encantou foi a forma como a Mait√™ conduziu o v√≠deo, com um olhar muito pedag√≥gico‚ÄĚ.

Professora h√° 19 anos, Roma Soares Gon√ßalves, enalteceu o envolvimento da m√£e da menina. ‚ÄúPor mais que o professor se empenhe do outro lado da tela, a participa√ß√£o dos pais √© muito importante para essa forma√ß√£o neste momento t√£o dif√≠cil que vivemos‚ÄĚ, afirmou, desabafando que espera ansiosamente o retorno √†s aulas presenciais, t√£o logo seja poss√≠vel, para conhecer os seus alunos pessoalmente.

‚ÄúFiquei muito orgulhosa da Mait√™. Os alunos s√£o agentes multiplicadores de informa√ß√£o e quando surgiu a proposta da atividade sobre dengue, a ideia era exatamente esta‚ÄĚ, afirmou a professora.

Foto da capa: Divulgação/Prefeitura de São Vicente