PUBLICIDADE

Regi√£o / Festas Populares

Guaruj√° anuncia cancelamento do Carnaval 2022; confira as outras cidades da Baixada Santista

Da Redação

Atualizado às 18h20

Seguindo decis√£o tomada pelo gabinete municipal permanente de combate √† covid-19, destinado a analisar a din√Ęmica da pandemia em Guaruj√°, a Prefeitura decidiu pela n√£o realiza√ß√£o do Carnaval no Munic√≠pio, em 2022. A medida tem car√°ter preventivo, com o intuito de desestimular eventos capazes de gerar grandes aglomera√ß√Ķes.

Dessa forma, em 2022 o Município não promoverá desfiles de blocos, bandas e escolas de samba. A medida vai ao encontro de outra recentemente anunciada, que cancelou a tradicional queima de fogos da virada do ano promovida pela Prefeitura na orla.

O gabinete permanente de combate √† covid-19 de Guaruj√° foi institu√≠do pelo prefeito V√°lterSuman em mar√ßo de 2020 e re√ļne membros de diversas secretarias municipais. Cabe ao colegiado analisar, sob todos os pontos de vista, e tomar todas as decis√Ķes referentes √† din√Ęmica da pandemia de covid-19 na Cidade. Este grupo tomou a decis√£o depois de receber orienta√ß√£o da sala de situa√ß√£o da Secretaria Municipal de Sa√ļde, composto por m√©dicos e t√©cnicos da pasta.

At√© a √ļltima sexta-feira (26), a Prefeitura de Guaruj√° aplicou 499.251 doses de vacinas contra a covid-19, incluindo primeiras, segundas e doses de refor√ßo, nos p√ļblicos adulto e adolescente. A taxa de ocupa√ß√£o de leitos covid est√° em 11%. Especificamente nas UTIs, a ocupa√ß√£o est√° em 13%.

Confira a situação nas outras cidades:

S√£o Vicente

A Prefeitura de S√£o Vicente informa que a confirma√ß√£o do carnaval, ainda n√£o est√° definida. A Administra√ß√£o Municipal acompanha o cen√°rio da pandemia, seguindo as diretrizes das autoridades de sa√ļde. O foco, neste momento, √© vacinar o m√°ximo de Vicentinos e dessa forma proteger a popula√ß√£o. T√£o logo o assunto tenha uma defini√ß√£o, os ve√≠culos de imprensa ser√£o comunicados.

Santos

A Prefeitura de Santos esclarece que, no momento, estão autorizados apenas os preparativos para o Desfile das Escolas de Samba, previsto para ser realizado nos 18 e 19 de fevereiro de 2022, caso seja autorizado pelas autoridades sanitárias, em obediência ao Plano SP, gerido pelo Governo do Estado.

Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande informa que está estudando todos os cenários atuais junto ao Comitê Técnico Científico para o Enfrentamento e Combate ao Coronavírus para definir os próximos passos sobre a possível programação de carnaval. A Administração Municipal ressalta ainda que segue também diretrizes do Plano São Paulo de combate à Covid-19, do Governo do Estado.

Cubat√£o

Em Cubatão ainda não há definição sobre o Carnaval 2022.

Itanhaém

A Prefeitura de Itanha√©m encontra-se em planejamento sobre as a√ß√Ķes futuras de retomada econ√īmica e tur√≠stica do munic√≠pio. O Carnaval est√° dentro desses estudos, que dever√£o ser balizados pela evolu√ß√£o do quadro vacinal, e as condi√ß√Ķes sanit√°rias relacionadas ao Covid-19 no in√≠cio de 2022. Uma equipe intersetorial composta por profissionais da sa√ļde, com√©rcio e turismo realiza o acompanhamento desses crit√©rios para que possamos em breve determinar a melhor decis√£o.

Mongagu√°

Não há definição até o momento. Mongaguá segue estudando a situação.

Bertioga

A Prefeitura de Bertioga informa que, com o avan√ßo da vacina√ß√£o e controle da pandemia, est√° no planejamento do Munic√≠pio a retomada segura do ‚ÄúCarnaval √© + Fam√≠lia‚ÄĚ, em 2022. A Prefeitura reitera que, embora o evento fa√ßa parte do calend√°rio da Cidade, ainda n√£o √© poss√≠vel confirmar a sua realiza√ß√£o, j√° que essa depende do cen√°rio da pandemia em 2022. Portanto, o evento segue sujeito a altera√ß√£o em fun√ß√£o da pandemia. A Administra√ß√£o Municipal ressalta que a decis√£o final sobre a realiza√ß√£o do carnaval ser√° tomada com base na ci√™ncia e nos dados de enfrentamento √† covid-19, priorizando sempre a sa√ļde e a vida.

Peruíbe

At√© o momento n√£o. Entretanto, como a Administra√ß√£o precisa de tempo h√°bil para realizar as licita√ß√Ķes para o Carnaval, estes prazos est√£o sendo seguidos. Caso at√© l√° haja alguma restri√ß√£o que n√£o permita a realiza√ß√£o dos eventos, ou caso haja alguma decis√£o da Prefeitura neste sentido, o processo licitat√≥rio ser√° cancelado. Mas at√© o momento est√£o seguidos os tr√Ęmites legais para a realiza√ß√£o das festividades.

Foto: Arquivo/Divulgação Prefeitura Municipal de Guarujá