Candidata a prefeita de Santos-SP, Rosana Valle (PL) ganhou na Justiça Eleitoral o direito de manter no horário gratuito um vÃdeo que alerta os santistas, por meio de um caranguejo, sobre os rumos que a cidade pode tomar nos próximos anos. A propaganda, veiculada desde a semana passada, estava sendo questionada pelo atual prefeito, Rogério Santos (Republicanos), que tenta a reeleição.
O adversário da bolsonarista entrou com uma representação contra a peça. Contudo, a mesma foi negada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A decisão do juiz da 273ª Zona Eleitoral de Santos considerou que, em nenhum momento, a campanha de Rosana utilizou de recursos como trucagem ou Inteligência Artificial (IA) para ridicularizar Rogério.
Constatado regular pela Justiça Eleitoral e, desta forma, autorizado para veiculação no horário eleitoral gratuito, o filme traz um caranguejo, tÃpico elemento de região litorânea, andando pelas areias de uma praia em direção a uma placa com a imagem do atual mandatário. Em seguida, o crustáceo dialoga com o narrador sobre a cidade de Santos:
“Eu sou um caranguejo e, mesmo assim, não consigo entender. Nosso prefeito, que deveria nos levar para frente, parece que só anda de lado. Como ele vai nos guiar pelo caminho certo, se ele mesmo não sabe para onde ir? Fica a dica: chega de andar de lado!”, alerta o caranguejo no vÃdeo.
Na decisão favorável à campanha de Rosana, o juÃzo defende premissas básicas que enaltecem a liberdade de expressão, como o valor constitucional, “havendo de ser garantida aos cidadãos, em especial no contexto do debate polÃtico”:
“A esfera de privacidade dos cidadãos que se colocam no debate polÃtico não é a mesma do cidadão comum, exigindo maior tolerância quanto ao exercÃcio da crÃtica e ao escrutÃnio público. Ademais, não há imputação do representante (Rogério Santos) ser um caranguejo, mas apenas uma crÃtica, legÃtima à sua administração, da essência do debate polÃtico, que somente andaria de lado, como um caranguejo”, ressaltou a decisão da 273ª Zona Eleitoral de Santos.
A campanha de Rosana comemorou o fato de a propaganda do caranguejo não ter sido censurada:
“Ficamos satisfeitos com essa decisão da Justiça Eleitoral, pois usamos apenas a verdade em nosso horário eleitoral gratuito. Temos um projeto arrojado, que prevê Santos andando para frente, com uma Saúde e uma Educação de qualidade, com Segurança e Infraestrutura de referência para todo o estado de São Paulo. Seguiremos com a verdade em nossas propostas”, argumenta a bolsonarista, que lidera a coligação “Santos Valle Muito Mais”, composta, também, por MDB, Mobiliza e PRD.
Pesquisa de intenção de voto – A candidata à Prefeitura de Santos pelo PL segue na frente numericamente nas intenções de voto dos santistas, segundo levantamento feito em agosto pelo Instituto Paraná Pesquisas. Rosana abre 5,8 pontos percentuais de diferença sobre Rogério – 38,6% a 32,8%. Num provável cenário de segundo turno, a bolsonarista mantém vantagem sobre o atual prefeito, com 3,8 pontos percentuais – 46,8% a 43%. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n° SP-02919/2024.